Notícias

Uma viagem pela Terra com o Landsat 8

Usando fotos feitas pelo mais novo satélite do programa Landsat, sobrevoe nosso planeta desde o norte da Rússia até a África do Sul em um vídeo incrível.

Paulo André Vieira ·
3 de junho de 2013 · 11 anos atrás

Quando o Landsat 5 for desligado neste mês de junho, após passar quase 20 anos orbitando o planeta, apenas dois satélites do programa Landsat estarão em operação. O mais novo dele, o Landsat 8, foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2013 e começou a transmitir imagens no dia 18 de março, sendo que apenas no dia 12 de abril atingiu a sua órbita final, 705 km acima da Terra.

O vídeo abaixo foi criado costurando 56 imagens feitas uma semana depois, no dia 19 de março de 2013, pelo Landsat 8. É uma faixa de terra de 185 km de largura e 9.000 km de extensão, se estendendo do norte da Rússia até a África do Sul. Considerando que 70% do planeta é coberto por água, é uma oportunidade única de sobrevoar uma faixa tão grande sobre terra firme.

As imagens abaixo são alguns detalhes dessa incrível viagem. Na primeira podemos ver as fazendas que cercam os canais do rio Volga na Rússia central, uma área com uma longa e rica história da agricultura. A seguir temos a cidade saudita de Jeddah, na costa do Mar Vermelho. E por último uma linda imagem da costa oriental do maior lago da África, o Lago Victoria.


  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
18 de maio de 2012

Qual é a sensação de se orbitar o planeta Terra?

Professor de ciências americano usa fotos de satélite meteorológico russo para simular a sensação de se estar orbitando o planeta Terra.

Notícias
7 de janeiro de 2013

As cores do planeta vistas do espaço

Nosso planeta não é apenas uma bolinha azul flutuando no espaço. As cores da Terra poderiam ter saído da imaginação dos maiores gênios da pintura.

Notícias
8 de abril de 2013

O melhor de 2012 visto do espaço

Assista um vídeo editado pela NASA com as melhores imagens de satélite de 2012.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.