O Eco+ | Edição #245 | junho/2025
01 de junho de 2025
Mudanças no percurso de uma grande trilha podem ter papel importante na conservação de espécies, incluindo as ameaçadas de extinção. É o que conta o repórter especial Aldem Bourscheit, em sua reportagem que traz um novo estudo realizado por pesquisadores brasileiros sobre o corredor Caminho dos Veadeiros, trilha de quase 500 km que ligará o Distrito Federal (DF) ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste do estado de Goiás.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi alvo de violência política e de gênero na última terça-feira (27) durante audiência no Senado sobre a criação de unidades de conservação em estados do norte do País. Como traz Cristiane Prizibisczki, o presidente Lula, membros do governo, políticos e organizações da sociedade civil repudiaram o comportamento dos senadores e demonstraram apoio à Marina.
Os colunistas Alexandre Mansur e Susana Berbert chamam a atenção em seu artigo para um movimento que vem acontecendo após a aprovação do PL 2159/2021 no Senado: a manifestação de entidades religiosas pela sua rejeição. Para elas, o projeto “legaliza a dispensa de licenciamento para atividades que degradam, potencializam os desastres climáticos e retiram o direito à consulta de povos tradicionais”, deixando a população ainda mais vulnerável.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
Ajustes em trilha podem melhorar sua função de corredor ecológico no Cerrado
Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil
Por que os cristãos defendem o licenciamento ambiental
· Conservação no Mundo ·
De olho na águia. Classificado como ‘Em Perigo de Extinção’ em Portugal, o tartaranhão-caçador (Circus pygargus) será marcado por ONG com emissores GPS para aumentar o conhecimento sobre a espécie e pensar em medidas de conservação. [Wilder]
Recriação fake. Há dois meses, uma empresa americana de biotecnologia e engenharia genética surpreendeu o mundo com o anúncio da recriação da espécie do lobo-terrível (Aenocyon dirus), desaparecida há mais de 10 mil anos. Na última semana, porém, a cientista responsável admitiu se tratar de lobos-cinzentos (Canis lupus) geneticamente modificados. [Conexão Planeta]
· Dicas Culturais ·
• Para ler •
Como salvar a Amazônia: uma busca mortal por respostas | Dom Phillips
Neste livro póstumo, que é um misto de reportagem e relato de viagem, Phillips, junto a outros jornalistas, faz um apelo pela preservação e proteção da Amazônia.
[Quatro Cinco Um]
• Para ouvir •
Entrando no Clima #47 – Porque as negociações climáticas precisam abrir espaço para falar de justiça climática | ((o))eco
Esta semana o podcast aborda a pauta da justiça climática, assim como o conceito é tratado nas negociações de clima internacionais e o que precisa ser feito para que a transição energética e as ações de adaptação levem em conta as populações mais vulneráveis.
[Spotify]
• Para assistir •
Sob a pata do boi | Dirigido por Marcio Isensee e Sá
O documentário produzido por ((o))eco explora as complexas relações entre pecuária, desmatamento e crise climática no Brasil, apontando como a criação de gado, especialmente na Amazônia, se tornou uma das principais formas da destruição ambiental e do agravamento das mudanças climáticas. Na próxima quinta-feira (05), o filme será exibido na TV Brasil e TV Brasil Play – EBC, a partir das 23h, no 10º Festival Arquivo em Cartaz.
[Prime]






