“Sob protestos pelo Brasil inteiro, deputados aprovam PL do Marco Temporal” e mais
31 de maio de 2023
“Nós não queremos esse marco temporal, não aceitamos. Sabemos decidir o que estamos querendo. Querem impor como devemos viver. […] antigamente vocês fizeram da forma que vocês queriam, mas hoje a gente não aceita. Vocês querem acabar com a vida dos povos indígenas. Estamos pela vida. Não ao marco temporal”, disse a liderança indígena do povo Baré, Belmira. Em uma sessão conturbada, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30), o projeto de lei que libera Terras Indígenas para exploração de recursos naturais e fixa a tese que define como passíveis de titulação apenas as terras indígenas ocupadas até a promulgação da Constituição.
Um novo protocolo da Federação Brasileira de Bancos (Frebraban), divulgado nesta terça-feira (30), determina bancos instalados no Brasil vão passar a exigir que frigoríficos na Amazônia Legal e no Maranhão comprovem não ter comprado gado de área de desmatamento ilegal, antes de oferecer créditos. O compromisso, no entanto, só passa a valer a partir de 2025.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Sob protestos pelo Brasil inteiro, deputados aprovam PL do Marco Temporal
Força tarefa combate garimpo ilegal de ouro em Terra Indígena do Pará
Para conceder crédito, bancos brasileiros vão exigir que frigoríficos provem legalidade da carne
Água poluída adoece tartarugas no Paraná
Gripe aviária aterrissa em hub internacional de aves migrantes
Governo quer evitar novos mega incêndios no Pantanal
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.