Salada Verde

Gripe aviária aterrissa em hub internacional de aves migrantes

Trinta e seis cisnes-de-pescoço-preto morreram na Estação Ecológica do Taim, no litoral sul gaúcho. ICMBio bloqueou a área protegida

Aldem Bourscheit ·
30 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O primeiro caso de gripe aviária em aves selvagens no Rio Grande do Sul foi confirmado ontem (29) pelo governo federal. A doença atingiu cisnes-do-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus) na Estação Ecológica do Taim, por onde cruzam espécies migratórias de várias regiões do globo. 

Pesquisadores e turistas não podem adentrar a unidade de conservação desde a última sexta-feira (28), quando foram descobertos 36 cisnes mortos. O contato com animais infectados ou mortos ameaça a saúde humana. 

Equipes monitoram as espécies que transitam pelo local. O ICMBio não informou a ((o))eco sobre medidas adicionais para proteger aves silvestres naquela e em outras reservas federais. 

Outros casos de H5N1 foram confirmados esta semana no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, envolvendo espécies como trinta-réis-de-bando e trinta-réis-boreal, noticiou a Agência Brasil.

O Ministério da Agricultura publicou uma portaria na semana passada reconhecendo um estado de emergência zoossanitária no país devido às infecções de aves silvestres pela gripe aviária.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
23 de maio de 2023

Gripe aviária detectada em aves marinhas põe o Brasil em emergência sanitária

Animais foram sacrificados no Espírito Santo na tentativa de conter a disseminação da doença, que pode afetar humanos

Reportagens
22 de maio de 2023

Economia da observação de aves ajuda a preservar a Mata Atlântica

Uma grande reserva distribuída nas regiões Sul e Sudeste abriga uma das maiores variedades globais de espécies de emplumados

Reportagens
28 de outubro de 2005

Só mais uma gripe

Pesquisadores brasileiros não estão tão preocupados com o impacto da “influenza aviaria” sobre a fauna silvestre. Na natureza, o vírus pode ser inofensivo.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.