Notícias

Mutilação

Carolina Elia ·
14 de abril de 2005 · 22 anos atrás

A justiça federal interferiu nos planos do governo do Tocantins e suspendeu a decisão de reduzir em 89% a Área de Preservação Ambiental (APA) da Ilha do Bananal/Cantão. Como conta o Estado de São Paulo(só para assinantes), o projeto de lei foi aprovado de forma relâmpago pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador em março.Tanto a Naturatins, órgão ambiental do Tocantins, quanto o governo defendem que a APA de 1, 7 milhão de hectares deve ser reduzida para apenas 185 mil por falta de condições para fiscalizá-la e por vontade dos moradores locais. Aí deve se ler agropecuaristas que estão loucos para plantar arroz e soja na região, rica em biodiversidade. Uma matéria publicada pelo Instituto Socioambiental revela melhor essa história.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.