Notícias

Como tomba o mato grosso

A Folha de S. Paulo foi à Mato Grosso para ver como é que de fato se desmata. Junta-se um grupo de funcionários federais e estaduais corruptos, empresários doidos para pagar um preço para expandir suas plantações de soja e um governador que no mínimo fêz vista grossa à conversa entre os dois grupos e pronto: lá se vai a floresta do estado. Na verdade, já se foi um bom pedaço dela. Alguns dematamentos aconteceram financiados pelo contribuinte. O procurador do Ibama em Cuiabá diz que ainda falta desbaratar quadrilhas do desmatamento em Rondônia e em outras cidades do Mato Grosso. Não diz se elas continuam agindo. Blairo Maggi, governador do estado, se diz injustiçado com a acusação de que é um desmatador e promete que dará prioridade ao meio ambiente. Só vendo.

Redação ((o))eco ·
20 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.