Notícias

Desesperança

No finzinho do século XX, preocupado com o esgotamento e o impacto ambiental de combustíveis fósseis, o governo da Dinamarca resolveu transformar uma pequena ilha na costa do país, Samsoe, numa espécie de modêlo para o uso em massa de energias alternativas. Criou pesados subsídios para que os habitantes da ilha instalassem em suas casas painéis solares e turbinas de vento e trocassem seus carros por veículos elétricos. A troca dos automóveis, nenhum dos 4 mil habitantes de Samsoe topou. A energia alternativa, só um terço deles quis. Mas agora que os subsídios do governo estão acabando, estão aposentando suas placas e turbinas e voltando a usar a boa e velha eletricidade gerada por carvão. Se na Dinamarca, onde a consciência ambiental é grande, é difícil a mudança, imagine nos Estados Unidos, afirma a reportagem do The Wall Street Journal. Imagine então, diriamos nós de O Eco, no Brasil. Segundo o Journal, na raiz do fracasso em Samsoe, estea o custo. Mesmo com os subsídios, ser um alternativo ainda sai caro demais.

Redação ((o))eco ·
9 de fevereiro de 2006 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
13 de outubro de 2026

Lula relembra corte de 99% no orçamento para desastres naturais durante governo Bolsonaro

Falando sobre ‘tesouraço’ proposto por Flávio, Lula lembra que Jair Bolsonaro deixou apenas R$ 20 mil para prevenção de calamidades como enchentes →

Notícias
13 de outubro de 2026

Richard Rasmussen integrará Conselho da Secretaria de Meio Ambiente do Pará

Com centenas de milhares de reais em multas ambientais acumuladas, Rasmussen deve apoiar a construção das futuras políticas públicas do estado campeão do desmatamento →

Análises
13 de outubro de 2026

Repetir o governo Bolsonaro? A vida pede socorro

Se com Lula as conquistas vêm com muita luta, com Flávio Bolsonaro não esperamos nada menos que o caos na gestão socioambiental e na vida das pessoas →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.