Notícias

Mandíbulas

Tem duas notícias sobre tubarões em notas abaixo e aqui vão mais duas. Uma está na National Geographic. Diz que nos últimos 5 anos, os ataques de tubarões contra humanos vem caindo e 2005 não foi uma exceção a essa regra. No ano passado, de acordo com estudo da Universidade da Flórida, houve 58 ataques confirmados, 7 a menos que no ano anterior. As razões para a queda tem pouco a ver com os bichos e tudo a ver com os humanos. Nas últimas duas décadas, as populações de tubarões nos oceanos caiu sensivelmente. Além disso, menos gente, por conta de manifestações naturais como chuvas torrenciais e furacões, tem caído n’água. A outra reportagem sobre o mesmo tema está no Mail & Guardian da África do Sul e conta que as Seychelles proibiram uma prática comum em suas águas territoriais: pescar tubarões para cortar apenas suas barbatanas. Além de cruel, porque o bicho é devolvido ao mar sem membros fundamentais para sua locomoção, esse tipo de pesca estava pressionando os estoques pesqueiros do país.

Redação ((o))eco ·
23 de fevereiro de 2006 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de outubro de 2026

Governo Lula pagou R$ 1,1 bilhão para recuperar áreas atingidas por desastres

Segundo levantamento da Fiquem Sabendo, Rio Grande do Sul concentrou 41% dos recursos federais pagos para reconstruir infraestrutura danificada →

Podcast
14 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #4 – Por que o passado da Amazônia nos ajuda a imaginar um futuro para a região

O que o passado da Amazônia pode ensinar sobre o futuro da região é o tema de mais uma conversa envolvente →

Reportagens
14 de outubro de 2026

Mapa arqueológico revela mais de 700 achados do garimpo na Chapada Diamantina

Cada ponto nesse mapa digital contém fotos e informações. Juntos esses lugares mapeados contam uma história escondida, mas nunca esquecida →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.