Notícias

Mandíbulas

Tem duas notícias sobre tubarões em notas abaixo e aqui vão mais duas. Uma está na National Geographic. Diz que nos últimos 5 anos, os ataques de tubarões contra humanos vem caindo e 2005 não foi uma exceção a essa regra. No ano passado, de acordo com estudo da Universidade da Flórida, houve 58 ataques confirmados, 7 a menos que no ano anterior. As razões para a queda tem pouco a ver com os bichos e tudo a ver com os humanos. Nas últimas duas décadas, as populações de tubarões nos oceanos caiu sensivelmente. Além disso, menos gente, por conta de manifestações naturais como chuvas torrenciais e furacões, tem caído n’água. A outra reportagem sobre o mesmo tema está no Mail & Guardian da África do Sul e conta que as Seychelles proibiram uma prática comum em suas águas territoriais: pescar tubarões para cortar apenas suas barbatanas. Além de cruel, porque o bicho é devolvido ao mar sem membros fundamentais para sua locomoção, esse tipo de pesca estava pressionando os estoques pesqueiros do país.

Redação ((o))eco ·
23 de fevereiro de 2006 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.