Notícias

Praga do futuro

O Mail & Guardian da África do Sul tem ótima reportagem sobre os riscos de introdução de espécies exóticas em meio ambientes nativos. Nos anos 80, o Quênia, graças à subsídios pesados do governo, começou a plantar uma árvore de origem norte americana, a prosopis, em áreas degradadas. Ela se deu tão bem por lá que começou a se expandir em direção aos remanescentes de mata nativa, tomando-lhe o lugar. Resumo da história, a salvação virou praga e, para combatê-la, o Quênia agora está importando um besouro também americano que come as sementes de prosopis. Tudo indica que daqui há uns 20 anos o país terá uma nova praga para combater.

Redação ((o))eco ·
17 de abril de 2006 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Amanhecer no Cerrado, próximo à cidade de Mambaí (GO). Foto: Marcio Isensee e Sá
Reportagens
15 de outubro de 2026

Os corredores ecológicos que dão esperança à onça-pintada no Cerrado

Projeto de monitoramento de fauna reúne dados inéditos sobre o maior felino das Américas no estado de Goiás e quer impulsionar conexão de habitats →

Notícias
15 de outubro de 2026

Desmatamento na Amazônia atinge menor nível da série histórica em 2025

Segundo o Mapbiomas, em 40 anos, bioma perdeu 54,7 milhões de hectares de vegetação nativa, enquanto a área de pastagem cresceu 556% →

Salada Verde
15 de outubro de 2026

Ascema alerta para impactos de propostas de Flávio Bolsonaro sobre órgãos ambientais

Em carta aberta aos servidores da área ambiental, entidade relembra histórico de desmonte promovido por Jair Bolsonaro e chama atenção para propostas do filho, candidato à presidência →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.