Notícias

Lista sem fim

Como se não bastassem as mazelas já conhecidas, cientistas alertam para mais um problema causado pelo aquecimento global. É que o fenômeno tem dizimado o fitoplâncton marinho, aqueles pequenos seres que estão na base da cadeia alimentar nesses ecossistemas. Segundo o jornal The Independent, dados de satélite reunidos nos últimos dez anos mostram que o crescimento fitoplâncton já foi afetado pelas temperaturas mais altas que a água tem atingido. O fato não é motivo de preocupação apenas para peixes que possivelmente morrerão desnutridos se o problema se acentuar. O fitoplâncton contribui bastante para a retirada de gás carbônico da atmosfera. Sua diminuição está ligada, assim, a um aumento do efeito estufa. É o que se chama (ao menos na reportagem do jornal britânico) de “ciclo de feedback positivo”. Ou, em bom português, de uma m... das mais fedorentas.

Redação ((o))eco ·
7 de dezembro de 2006 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
6 de maio de 2026

PL dos Minerais Críticos avança na Câmara sob críticas de ambientalistas e especialistas

Organizações apontam falta de debate público, riscos de flexibilização socioambiental e pressão sobre territórios indígenas e áreas marinhas

Notícias
6 de maio de 2026

Sítio arqueológico é vandalizado com pichações no Parque Nacional Serra do Cipó

Local teve a visitação interditada enquanto aguarda vistoria do Iphan para mensurar os danos ao patrimônio arqueológico; ICMBio abre canal de denúncias para identificar suspeitos

Colunas
6 de maio de 2026

O Relógio da Dignidade: o despertar de um paradigma

O debate sobre o fim da escala 6×1 no mercado de trabalho não é apenas uma disputa entre capital e trabalho, mas uma reavaliação do conceito de produtividade na era da economia do conhecimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.