Vida urbana

Não foi à toa a retirada das águias carecas – ave símbolo dos EUA – da lista de animais ameaçados do país. Reportagem do The New York Times mostra que a população dos bichos passou de 417 casais em 1963 para 9,7 mil em abril último. E o crescimento não aconteceu só em áreas de natureza protegida. As medidas estritas de proteção às águias fez com que elas aparecessem também no meio urbano, principalmente em áreas de subúrbio. Na Flórida, por exemplo, é possível ver ninhos em torres de celular ou de linhas de energia. A proliferação criou impasses com relação ao manejo da espécie e o grau de adaptação das aves às novas condições. Mas uma pesquisa de seis anos realizada por biólogos mostra que as aves estão se reproduzindo da mesma forma que na natureza. Só que as mais jovens têm uma taxa de mortalidade um pouquinho maior, devido aos riscos de viverem nas cidades, como serem atropeladas ou eletrocutadas por cabos de energia.

2 de julho de 2007 · 17 anos atrás