Notícias

Preparem-se para o calor

Cientistas ingleses declararam, em estudo publicado pela revista Science, que os próximos dois anos não vão apresentar grandes variações climáticas. O problema, no entanto, começa a partir de 2009 e deve durar pelos cinco anos seguintes. Reportagem do The Guardian afirma que o centro metereológico britânico utilizou modelos em computadores que analisam não apenas a influência do aquecimento global nos índices de temperatura, como também dos fenômenos naturais (o El Niño e as alterações de circulação e calor nos oceanos, por exemplo). O jornal O Globo disse que Douglas Smith, principal autor do documento, afirmou que em uma escala de cem anos as principais mudanças serão causadas pelo aquecimento. Mas, no curto prazo, é preciso levar em conta a atuação de eventos ecológicos, que podem ajudar a elevar as temperaturas a níveis maiores do que aqueles registrados em 1998, o recorde até então. A Folha também deu a matéria.

Redação ((o))eco ·
10 de agosto de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Salada Verde
21 de agosto de 2026

Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática

Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.