Notícias

O Homem faz a árvore

Árvores de laboratório podem render mais para o planeta. Pelo menos é o que pensa um grupo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Com o objetivo único de transformar uma muda em potencial geradora de energia, eles usam técnicas controversas para modificá-la geneticamente. Para tanto, explica reportagem do New York Times, basta alterar a sua composição natural. Os cientistas acreditam que a celulose das árvores transgênicas, com metade da quantidade original de lignina, podem ser transformadas em um biocombustível parecido com etanol. Os ambientalistas, como não poderia deixar de ser, estão receosos. Um dos principais temores é o de que, como a lignina serve para promover a estrutura firme dos troncos e resistência contra pestes, sua redução possa causar sérios danos.

Redação ((o))eco ·
21 de novembro de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
23 de setembro de 2026

Qualidade do ar em Manaus chega ao dobro do recomendado pela OMS em setembro

Fumaça das queimadas eleva a concentração de material particulado fino e compromete a qualidade do ar na capital amazonense, segundo pesquisadores do IPAM

Podcast
23 de setembro de 2026

A Natureza da Conversa #1 – Como o Brasil pode aproveitar a transição ecológica da China

Na estreia do podcast, o tema é a transformação profunda no modelo produtivo da China, que vem investindo massivamente na transição para uma agricultura regenerativa e orgânica

Salada Verde
23 de setembro de 2026

Lei que garante direito de crianças e adolescentes à natureza é sancionada

Conhecida como ECA Ambiental, Lei nº 15.512/2026 determina prioridade para a infância em ações de adaptação climática, prevenção de desastres e planejamento urbano

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.