Notícias

Pollution Day

Quando os fogos de artifício explodirem no céu esta noite, os norte-americanos terão mais do que um show para comemorar o seu Independence Day. Eles terão também uma enorme quantidade de ingredientes tóxicos espalhados no ar. Na região de Los Angeles, por exemplo, a concentração de fuligem já chegou a ser tão grande que podia ser vista até 24 horas após a comemoração e foi comparada aos níveis provocados por incêndios florestais. Além das partículas finas, outras substâncias expelidas com a explosão preocupam os ambientalistas, como o perclorato, cuja concentração chegou a subir em mil vezes depois de uma exibição em um lago de Oklahoma e permaneceu elevada por 80 dias. Segundo o Los Angeles Times, os cientistas até têm produzido fogos de artifício que geram menos impactos ambientais. O problema é que ainda fica muito mais em conta comprar fogos vindos da China, que de baixa tecnologia, custam até 10 vezes menos.

Redação ((o))eco ·
4 de julho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
7 de junho de 2026

UCs são frente de defesa contra crise climática, destaca presidente do STJ

Abertura da UCBIO contou com palestra magna do ministro Herman Benjamin e homenagem ao legado de Maria Tereza Jorge Pádua para criação de UCs no Brasil

Salada Verde
5 de junho de 2026

Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs

Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação

Salada Verde
5 de junho de 2026

Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas

Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.