Notícias

Declínio havaiano

Na última terça-feira, cientistas americanos deram uma péssima notícia aos turistas que viajam até o Havaí para a prática de mergulho. Segundo recente estudo, cerca de 75% das espécies de peixes que vivem em torno das principais ilhas havaianas, como Oahu, Maui e Big Island, estão em situação crítica ou já tiveram suas populações esgotadas. Outros 11% apresentaram níveis abaixo do desejado. A culpa para o declínio, dizem os pesquisadores, está na sobrepesca, que afeta três quartos das espécies comumente encontradas. A situação se agrava porque autoridades internacionais e governos locais de nações insulares do Pacífico têm pouca compreensão sobre a forma como muitos peixes estão sendo removidos dos recifes, diz notícia do Los Angeles Time. A pesca recreativa e para a subsistência, por exemplo, muitas vezes não é levada em conta. No entanto, o volume de peixes retirados dos recifes para estes fins foi equivalente ao total das capturas comerciais declaradas.

Redação ((o))eco ·
10 de julho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de abril de 2026

Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos

Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ

Reportagens
3 de abril de 2026

O que está em jogo com a crise da moratória da soja

STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas

Salada Verde
3 de abril de 2026

Plano de bioeconomia aposta em metas ambiciosas até 2035

MMA publica resolução da Comissão Nacional de Bioeconomia que define objetivos para crédito, restauração e uso sustentável da biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.