Notícias

Mãos erradas

Com árvores caindo adoidado, os países detentores das maiores florestas tropicais do mundo estão abrindo a caixinha para que as nações desenvolvidas colaborem financeiramente com a preservação das matas. A criação de fundos virou mania e, como se sabe, o Brasil também entrou na dança. Mas conforme mostra uma reportagem do britânico The Guardian, especialistas estrangeiros não vêem a iniciativa com tanta benevolência. Para muitos, a liberação de verba para países em desenvolvimento só vai alimentar políticos corruptos e encher a pança de elites, enquanto as florestas vão continuar indo ao chão. Eles defendem que as comunidades locais são muito mais eficazes que os governos quando o assunto é conservação.

Redação ((o))eco ·
15 de julho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
26 de outubro de 2026

Vitória de Lula é celebrada por organizações socioambientais

Combate ao desmatamento e à crise climática embalam posicionamento de organizações que celebraram a reeleição do presidente, e derrota de Flávio Bolsonaro →

Salada Verde
26 de outubro de 2026

Holanda anuncia aporte de até US$ 500 milhões para fundo de proteção de florestas tropicais

Investimento no TFFF foi anunciado um dia após a reeleição de Lula e eleva a US$ 7,8 bilhões as contribuições públicas prometidas ao mecanismo →

Análises
26 de outubro de 2026

Quando o Sol ultrapassa os fósseis: o Brasil desenha um novo horizonte energético

Emissões de energia estáveis, geração solar empatando com as fósseis e biocombustíveis protagonistas em 2025 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.