Notícias

Reclassificação amazônica

Uma dupla de biólogos brasileiros lançou nesta terça-feira uma proposta para a reclassificação dos ecossistemas de campos abertos localizados em meio à floresta Amazônica. A idéia é que os campos alagáveis existentes no sudeste do Amazonas e no norte de Roraima sejam classificados como “zonas úmidas” – assim como pântanos, charcos e mangues - o que os enquadraria na Convenção de Ramsar, da qual o Brasil é signatário. Esse tratado, vigente desde 1975, prevê um status de tratamento diferenciado para áreas naturais que tenham o solo inundados durante grandes períodos. As “wetlands” são áreas de importância ecológica abrangente e grau de ameaça elevado, por isso a classificação diferenciada. Para os cientistas, os campos amazônicos são tão especiais por sua biodiversidade endêmica que merecem ser reconhecidos como um bioma em si, diz notícia da Folha de S. Paulo.

Redação ((o))eco ·
23 de julho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2026

O dia em que a ciência lotou um teatro

Lançamento de um painel científico global que contará com mais de 400 pesquisadores para acelerar saída dos combustíveis fósseis teve risos, aplausos e plateia atenta

Salada Verde
24 de abril de 2026

Clima avança no papel, mas estados falham na execução, aponta estudo

Anuário mostra que, apesar de progressos, desigualdades entre estados, gargalos institucionais e falta de adaptação ampliam riscos e prejuízos diante de eventos extremos

Notícias
24 de abril de 2026

Conferência sobre fim dos fósseis aposta em “coalizão de ação” fora da ONU

Fora do formato das COPs, encontro aposta em coalizão de países para avançar na implementação da agenda climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.