Notícias

Para os que andam a pé em SP

Site bem humorado incentiva o abandono do carro e abre espaço para troca de experiências de quem optou por deixar seu veículo na garagem e precisar “ser dirigido” na capital paulista

Redação ((o))eco ·
3 de agosto de 2009 · 15 anos atrás

Acaba de entrar no ar um site para quem não tem carro em São Paulo ou gostaria de deixar de ter. Criada pelo publicitário paulista Tom Soares, a A.N.D.A – Associação dos Não Dirigentes de Automóveis, como é chamada a página, é uma maneira bem humorada que o profissional encontrou de incentivar o não uso do carro e, assim, tentar diminuir o grave problema de mobilidade e poluição que a capital paulista enfrenta. Com mais de 6 milhões de veículos, situações como dificuldade para econtrar estacionamento na cidade e congestionamentos gigantes fazem parte da rotina de quem não gosta de sair a pé.

 

“Optar por não ter mais carro foi uma luta comigo mesmo. Só tem vantagem em não ter, mas o ego fica louco. Foi difícil contê-lo e dizer ‘não tenho carro’. Mas também achava difícil estacionar, acabava saindo de casa sem ter onde ir. Para voltar então, aff! Fora que gastava quase 10 mil por ano com o carro. Foi uma questão de inteligência”, diz o publicitário, que há um ano e meio só anda de transporte público, de taxi ou a pé.

Segundo ele, para quem não está acostumado a pegar taxi, por exemplo, esta pode parecer uma opção cara, mas, no fim das contas, literalmente, sai ganhando quem deixou o carro na garagem. “Com o preço do estacionamento de uma balada, por exemplo, você já pagou o taxi”, argumenta.

No site da A.N.D.A – que para Soares não é um site, mas sim um “estacionamento para pessoas que precisam ser dirigidas” – cada usuário pode criar uma página pessoal e, assim, trocar experiências, dicas, colocar fotos e vídeos de como é a vida em São Paulo sem carro. “Quero mostrar que muita gente legal não tem [carro]. Que é mais prático e mais barato”. diz.

Para acessar a página, clique aqui.

 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.