Notícias

Produtores querem cana no Pantanal

Prefeitos de 15 municípios da região do Alto Rio Paraguai  (MT) iniciaram  protestos contra planos do governo federal de proibir a expansão do cultivo de cana-de-açúcar e a instalação de novas usinas no Pantanal.

Redação ((o))eco ·
14 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Prefeitos de 15 municípios mato-grossenses da região do Alto Rio Paraguai iniciaram mobilizações e protestos contra os avisos do governo federal de que irá proibir a expansão do cultivo de cana-de-açúcar e a instalação de novas usinas no Pantanal. A medida consta no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar. Como é de praxe, os políticos já estão dizendo que o setor sucroalcooleiro vai parar no estado, uma vez que a medida também impediria o avanço da cana no bioma amazônico. “É inadmissível que se paralise uma atividade que gera tantos empregos, renda e desenvolvimento. Com essa medida o governo vai ‘amputar’ este setor que está em pleno desenvolvimento no Estado”, disse Normando Corral, da Federação Mato-grossense de Agricultura e Pecuária (Famato).

A maior planície inundável do mundo tem sofrido há anos com assoreamento dos rios e mudança do fluxo das águas em função do rápido desmatamento nas cabeceiras do rio Paraguai para cultivo de cana.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2026

IDS lança Bússola 2026 para pautar debate socioambiental nas eleições

Documento reúne diretrizes e propostas para a agenda socioambiental brasileira no período de 2027 a 2030 e apresenta questionamentos a candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.