Notícias

Extensão urbana na Terra

Mapas trazem os dados mais recentes sobre a extensão das cidades em todo o mundo. Áreas urbanas ocupam apenas 0,5% do planeta, mas trazem impactos consideráveis.

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

 

As cidades de todo mundo ocupam uma pequena porção de toda extensão da Terra. Apesar disso, as áreas urbanas alteram significativamente o clima, a bioquímica e a hidrologia em escala local, regional e global. Para entender o impacto das áreas urbanas nesse processo, pesquisadores de três universidades americanas (Wisconsin-Madison, Boston e Princeton) juntaram os mais recentes dados do satélite MODIS (Moderate Resolution Imagins Spectrona) em mapas que mostram a extensão global destas áreas.

Os resultados indicam quais as regiões com maior número de cidades em cada continente. Segundo o estudo, as cidades ocupam apenas 0,5% do planeta. A análise também apresenta o primeiro esforço de validação global dos mapas urbanos e fornece importantes informações para a comunidade, científica ou não.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Atalho:
A new map of global urban extent from MODIS satellite data – ENVIRONMENTAL RESEARCH LETTERS

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2026

IDS lança Bússola 2026 para pautar debate socioambiental nas eleições

Documento reúne diretrizes e propostas para a agenda socioambiental brasileira no período de 2027 a 2030 e apresenta questionamentos a candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.