Notícias

Apertando dá

Menos com mais: imagine quanto espaço seria necessário se a população brasileira decidisse viver com uma densidade habitacional semelhante à de Copacabana?

Eduardo Pegurier ·
8 de abril de 2010 · 14 anos atrás

Se os 190 milhões de brasileiros vivessem com uma densidade populacional semelhante à de Copacabana, que é de 36 mil habitantes por quilômetro quadrado, todos caberiam mais folgados (33 mil habitantes/km2) no território de 5.800 quilômetros quadrados do Distrito Federal. Esse cálculo é do economista Leonardo Monastério, que o fez inspirado na mesma ideia aplicada aos EUA.

Lá, a população de cerca de 300 milhões caberia no pequeno estado de New Hampshire, se vivesse com a densidade do Brooklyn, em Nova York. Diga-se de passagem, esta é um terço da existente em Copacabana. Se os americanos se aglomerassem como em Manilha, a cidade mais densamente habitada do mundo, caberiam em um quadrado com 84 km em cada lado.

Já pensou o quanto sobraria para proteção ambiental? Para não falar que, no caso brasileiro, de perto ficaria mais fácil fiscalizar o governo e organizar eventuais protestos.

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Notícias
26 de julho de 2024

Desmatamento no Cerrado cai no 1º semestre, mas ainda não é possível afirmar tendência

Queda foi de 29% em comparação com mesmo período do ano passado. Somente resultados de junho a outubro, no entanto, indicarão redução de fato, diz IPAM

Salada Verde
26 de julho de 2024

Unesco reconhece Parna dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade

Beleza cênica e fato de os Lençóis Maranhenses serem um fenômeno natural único no mundo levaram organização a conceder o título

Salada Verde
26 de julho de 2024

Dez onças são monitoradas na Serra do Mar paranaense

Nove adultos e um filhote estão sendo acompanhados pelo Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. Primeiro registro ocorreu em 2018

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.