Notícias

ONGs unidas

Prometida para o dia 15 de outubro, até hoje não foi divulgada pelo governo a segunda versão do Plano de Sustentabilidade da BR-163, a Cuiabá-Santarém, que corta o Mato Grosso e o Pará em plena floresta amazônica. No último fim de semana, ONGs dos dois estados convidaram o governo a se explicar sobre o atraso, numa reunião promovida em Santarém (PA). Na sexta-feira, foram ouvidos representantes do Ministério do Meio Ambiente, Incra e Ibama. Eles prometeram apresentar a nova versão Plano, que deve levar em conta as discussões das audiências públicas, em 15 de dezembro. E pouco mais expuseram, além de suas melhores intenções. Não satisfeitas com as justificativas do governo, 32 ONGs da região decidiram, no sábado, criar um grupo para “ter uma interlocução mais ativa com o governo”. Assim nasceu o Consórcio de Desenvolvimento Socioambiental para a BR-163. Ele quer garantir que os pequenos produtores não serão expulsos de suas terras e que a nova rodovia não estimulará a expansão da soja, com conseqüente prejuízo ambiental. Depois de apresentada a segunda versão do Plano de Sustentabilidade, governo e ONGs partem para uma segunda rodada de audiências públicas, entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005.

Lorenzo Aldé ·
29 de novembro de 2004 · 22 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de junho de 2026

MMA cria primeira lista oficial de fungos ameaçados de extinção

Norma reconhece 24 espécies da funga brasileira em risco de extinção e estabelece proteção legal para coleta, manejo e comercialização

Externo
1 de junho de 2026

Arquipélago em São Paulo serve de área de reprodução para tubarões ameaçados de extinção

Registros de pesquisadores e mergulhadores no Refúgio do Arquipélago de Alcatrazes mostram que tubarão-mangona usa local não apenas para acasalamento, mas também para gestação

Salada Verde
1 de junho de 2026

Governo da Bahia abre consulta pública para criar área protegida na Serra da Chapadinha

Proposta de Refúgio de Vida Silvestre envolve três municípios no sul da Chapada Diamantina e será debatida em encontros presenciais e online

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.