Nesta segunda feira, o boletim do Observatório da Terra da NASA divulgou duas novas imagens de satélite das queimadas na América do Sul. Os registros, feitos pelo sensor MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, revelam existe uma concetração enorme de focos na Bolívia, no Brasil e Paraguai.
Além disso obtivemos uma imagem exclusiva através da parceria feita entre ((o))eco e o programa da Agência Espacial Europeia para difusão de fotos de satélite. A imagem abaixo foi feita no dia 11 de agosto pelo satélite britãnico UK-DMC2 nas cercanias dos municípios de Sinop e Peixoto Azevedo no Mato Grosso. Em vermelho áreas de floresta ainda preservadas e, em verde, os campos cultivados. A área preta é a queimada equivalente a 7200 hectares.
Crédito da imagem: UK-DMC2 image copyright (c) ‘2010’ DMCii
Clique aqui para ver a imagem em seu Google Earth
Neste outra imagem, feita no dia 23 de agosto, pode-se ver claramente a fumaça dos outros países sendo transportada para a Amazônia brasileira.
Clique para baixar a imagem de satélite em seu Google Earth ( Arquivo KMZ 13KB)
Nesta segunda imagem, captada no dia 22 de agosto, o estado do Mato Grosso, é visto literalmente em chamas.
Clique aqui para fazer o download desta imagem no seu Google Earth
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →




