Nesta segunda feira, o boletim do Observatório da Terra da NASA divulgou duas novas imagens de satélite das queimadas na América do Sul. Os registros, feitos pelo sensor MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, revelam existe uma concetração enorme de focos na Bolívia, no Brasil e Paraguai.
Além disso obtivemos uma imagem exclusiva através da parceria feita entre ((o))eco e o programa da Agência Espacial Europeia para difusão de fotos de satélite. A imagem abaixo foi feita no dia 11 de agosto pelo satélite britãnico UK-DMC2 nas cercanias dos municípios de Sinop e Peixoto Azevedo no Mato Grosso. Em vermelho áreas de floresta ainda preservadas e, em verde, os campos cultivados. A área preta é a queimada equivalente a 7200 hectares.
Crédito da imagem: UK-DMC2 image copyright (c) ‘2010’ DMCii
Clique aqui para ver a imagem em seu Google Earth
Neste outra imagem, feita no dia 23 de agosto, pode-se ver claramente a fumaça dos outros países sendo transportada para a Amazônia brasileira.
Clique para baixar a imagem de satélite em seu Google Earth ( Arquivo KMZ 13KB)
Nesta segunda imagem, captada no dia 22 de agosto, o estado do Mato Grosso, é visto literalmente em chamas.
Clique aqui para fazer o download desta imagem no seu Google Earth
Leia também

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus
Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente →

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo
New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters →

Futuro é uma palavra feminina
A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência →