
mãe criada em cativeiro. Divulgação – AWWP.
Foi anunciado nesta quinta-feira que seis filhotes de ararinha azul (Cyanopsitta spixii), 1 macho e 5 fêmeas, nasceram com sucesso neste ano no programa da organização da Al Wabra Wildlife Preservation, no Qatar. Extinta na natureza, a espécie sobrevive com uma população de 73 indíviduos em criadouros espalhados por 3 países e controlados pelo Programa Internacional para Reprodução do governo brasileiro.
O criadouro da Al Wabra, no Qatar, é o mais bem sucedido e conta com 56 indíviduos. Entre as seis ararinhas nascidas em 2010, duas trazem grande alento pois são os primeiros indivíduos reproduzidos por uma ave da segunda geração da espécie, a mãe. Além disso, o pai destes filhotes possui 36 anos e é uma das poucas aves no programa proveniente da natureza.
Patrocinada pela fortuna do Sheik Saoud Bin Mohammed Bin Ali Al-Thani, a iniciativa no Qatar pretende ainda reintroduzir a ararinha na Caatinga, seu habitat natural. Para tanto, uma área já foi adquirida em Curaça (BA) com 2,2 mil hectares.
Leia Também:
Ararinha pode retornar ao Sertão
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O que a decisão sobre o zoneamento de São Paulo revela sobre o planejamento ambiental das cidades
São Paulo instituiu um Plano de Ação Climática e um Orçamento Climático. Mas esses instrumentos serão contraditórios se, simultaneamente, o zoneamento ampliar a impermeabilização →
O problema e as soluções para o lixo na montanha mais alta do mundo
Documentário acompanha brasileiro em jornada no Everest e convida a sociedade a assumir responsabilidade sobre os cuidados com os ambientes naturais →
ONU reconhece iniciativa brasileira de restauração de 2 milhões de hectares do Cerrado
Iniciativa brasileira já mapeou mais de 27 mil hectares para restauração e pretende ampliar as ações para alcançar 2 milhões de hectares até 2030 →
