Notícias

Cordão de isolamento

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva assinou, no dia 11 de março, portaria criando um corredor ecológico ligando o Parque Nacional da Serra da Capivara e o da Serra das Confusões, no Piauí. O objetivo do corredor é garantir a dispersão dos vegetais e a circulação dos animais na área entre os Parques, que vem sendo ocupada por assentamentos de sem-terra. A principio, serão investidos 300 mil reais em estudos ambientais e auxílio aos assentados. Os recursos, garantidos pelo Fundo de Meio Ambiente das Nações Unidas, também servirão para a elaboração de um plano de manejo sustentável dos assentamentos, que deverão abrigar cerca de mil famílias em dois locais. O objetivo é estimular atividades não-madeireiras, evitando desmatamentos. O Incra promete preservar a área de reserva legal - parcela que, por lei, deve ser mantida em cada propriedade - junto ao Parque da Serra da Capivara. Na Caatinga, esse percentual deve ser de no mínimo 20% da área. No entanto, o Incra pretende manter pelo menos 30% das reservas preservadas.

Redação ((o))eco ·
11 de março de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.