Notícias

Instituto Butantan busca nome para jararaca-ilhoa

Museu Biológica faz concurso para chamar atenção para espécie rara e endêmica da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo.

Daniele Bragança ·
17 de junho de 2011 · 14 anos atrás
Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

O Museu Biológico do Instituto Butatan
abriu votação na internet para escolher o nome do mais novo morador da casa: um filhote de jararaca-ilhoa que nasceu no seu berçário, no dia 1º de março.

A votação, que se encerra no próximo dia 26, tem seis nomes para ser escolhido pelo público: Aureio, Fiuk, Homer, Jack, Neymar e Yubá. No dia 1º de julho, quando o animal completará 4 meses, será anunciado o nome escolhido.

A jararaca-ilhoa é uma espécie rara, ameaçada de extinção e originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 30 km da costa.

A espécie, como o próprio nome sugere, é um animal insular, e portanto, tem hábitos alimentares diferentes das jararacas do continente. Como não há mamíferos na ilha, as cobras jovens se alimentam de anfíbios, lagartos e lacraias e as adultas principalmente de aves migratórias. As adultas são arborícolas, ou seja, vivem em árvores e de hábitos diurnas. Já as mais jovens são noturnos, devido aos hábitos de suas presas. No site da instituição, o público tem acesso a mais curiosidades sobre a espécie, além de jogos de colorir e, o principal, escolher o nome do filhote.

Click aqui para votar

Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

{iarelatednews articleid=”17433,16660,19885″}

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
30 de outubro de 2025

Suspensão do georreferenciamento de imóveis rurais ‘abre porta’ para a grilagem, alertam especialistas

Decreto adia para propriedades rurais de todos os tamanhos a necessidade de georreferenciamento em casos de transferência

Colunas
30 de outubro de 2025

A Pesquisa é um caminho possível de transformação socioespacial para jovens da Amazônia

A desvalorização da ciência retirou das juventudes periféricas a potência da educação para a emancipação social. Nós estamos revertendo isso

Notícias
30 de outubro de 2025

Desmatamento no Cerrado cai pelo segundo ano consecutivo e soma 7,2 mil km²

Área perdida no bioma é maior do que todo desmatamento registrado na Amazônia. Desmatamento legal ainda é desafio para governo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.