Notícias

Instituto Butantan busca nome para jararaca-ilhoa

Museu Biológica faz concurso para chamar atenção para espécie rara e endêmica da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo.

Daniele Bragança ·
17 de junho de 2011 · 10 anos atrás
Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

O Museu Biológico do Instituto Butatan
abriu votação na internet para escolher o nome do mais novo morador da casa: um filhote de jararaca-ilhoa que nasceu no seu berçário, no dia 1º de março.

A votação, que se encerra no próximo dia 26, tem seis nomes para ser escolhido pelo público: Aureio, Fiuk, Homer, Jack, Neymar e Yubá. No dia 1º de julho, quando o animal completará 4 meses, será anunciado o nome escolhido.

A jararaca-ilhoa é uma espécie rara, ameaçada de extinção e originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 30 km da costa.

A espécie, como o próprio nome sugere, é um animal insular, e portanto, tem hábitos alimentares diferentes das jararacas do continente. Como não há mamíferos na ilha, as cobras jovens se alimentam de anfíbios, lagartos e lacraias e as adultas principalmente de aves migratórias. As adultas são arborícolas, ou seja, vivem em árvores e de hábitos diurnas. Já as mais jovens são noturnos, devido aos hábitos de suas presas. No site da instituição, o público tem acesso a mais curiosidades sobre a espécie, além de jogos de colorir e, o principal, escolher o nome do filhote.

Click aqui para votar

Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

{iarelatednews articleid=”17433,16660,19885″}

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta