Notícias

ANA abre edital para estudo de aquífero

Trabalho será para entender e proteger o aquífero Guarani, que ocupa área equivalente a dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Daniele Bragança ·
1 de julho de 2011 · 14 anos atrás
A Agência Nacional de Águas (ANA) abriu edital para contratação do “Estudo da Vulnerabilidade Natural à Contaminação e Estratégias de Proteção do Sistema Aquífero Guarani nas Áreas de Afloramento”, cujo objetivo é planejar medidas de proteção das águas subterrâneas, principalmente contra contaminação, do Sistema Aquífero Guarani (SAG).

Serão dois anos de trabalho que servirá de subsidio às decisões dos órgãos estaduais gestores dos recursos hídricos subterrâneos que fazem parte do SAG.

As inscrições irão até o dia 2 de agosto. As empresas interessadas que atenderem às exigências do edital poderão enviar suas propostas para participar da licitação na modalidade de concorrência.

O estudo abrange as áreas de afloramento do SAG, regiões onde o aquífero aparece à superfície do terreno – e que ocupam um território que equivale aproximadamente a soma das áreas de Rio de Janeiro e Espírito Santo: 87.400 km². Tais áreas englobam parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Aquífero Guarani é considerado a segunda maior reserva de água doce do mundo e também abrange parcialmente Argentina, Paraguai e Uruguai.

O trabalho deverá não só avaliar e rastrear as fontes potenciais de poluição, mas também propor estratégias de uso e proteção das águas SAG, incluindo propostas de áreas de proteção de aquíferos e perímetros de proteção de poços de abastecimento, visando à proteção da qualidade das águas subterrâneas, como previsto na Agenda de Águas Subterrâneas da ANA.

Click aqui para ler o edital.
 
Saiba Mais

Mapa esquemático do Sistema Aquífero Guarani

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
25 de abril de 2025

Petróleo gera royalties, mas não desenvolvimento na Amazônia peruana

A exploração de petróleo no Peru gera milhões para obras públicas, mas, em 2023, apenas metade dos recursos chegou aos municípios amazônicos

Salada Verde
25 de abril de 2025

Enquete mantém alta rejeição a rebaixamento da Serra do Itajaí de parque para floresta nacional

O autor da proposta diz que a mudança resolveria conflitos com propriedades privadas dentro da unidade de conservação

Análises
25 de abril de 2025

Cerrado em Cores: um mergulho no fantástico mundo das flores e beija-flores

Mais do que uma visão encantadora, a relação dos beija-flores com diferentes flores nativas do Cerrado ajuda na resiliência e regeneração do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.