Notícias

Um parabéns com muito trabalho

Dois dias após seu aniversário, Parque Nacional da Tijuca assina 3ª edição de acordo de cooperação para gestão compartilhada com o ICMBio.

Felipe Lobo ·
22 de julho de 2011 · 13 anos atrás
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. Desta vez, o Plano de Revitalização desta que é uma das mais conhecidas e importantes unidades de conservação do país, por estar em meio à capital do estado fluminense, foi incorporado ao processo e inclui melhorias na infra-estrutura a serem realizadas até dezembro de 2013.

As áreas destacadas pelo acordo são: fiscalização e monitoramente, controle de queimadas, administração, uso público, educação ambiental, pesquisa e manejo dos recursos naturais, vigilância, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, cultura e meio ambiente e há um espaço aberto para outras que sejam definidas pelas partes envolvidas ao longo dos anos.

Com um escopo tão amplo, fez-se necessário criar um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão com a incumbência de monitorar a execução do plano de trabalho. Em 30 dias uma portaria será publicada para indicar os membros do grupo. Um dos primeiros pontos a receberem atenção será o Complexo Paineiras, que receberá estacionamento e melhoria no fluxo rodoviário, além de estruturas de apoio à visitação.

Vale ressaltar que o Parque Nacional da Tijuca – que mereceu uma bela crônica de Pedro da Cunha e Menezes sobre o seu reflorestamento e em homenagem ao aniversário, celebrado neste dia 20 de julho – é um dos mais visitados de todo o país. Isto acontece muito em função da Pedra da Gávea, Pedra Bonita (com sua pista de vôo livre) e, claro, a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.

Entre os que assinaram o acordo, estão: governo do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) e a Empresa Municipal de Vigilância S.A.. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, também fazem parte.

Links Externos:
Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca
ICMBio


  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.