Notícias

Um parabéns com muito trabalho

Dois dias após seu aniversário, Parque Nacional da Tijuca assina 3ª edição de acordo de cooperação para gestão compartilhada com o ICMBio.

Felipe Lobo ·
22 de julho de 2011 · 10 anos atrás
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. Desta vez, o Plano de Revitalização desta que é uma das mais conhecidas e importantes unidades de conservação do país, por estar em meio à capital do estado fluminense, foi incorporado ao processo e inclui melhorias na infra-estrutura a serem realizadas até dezembro de 2013.

As áreas destacadas pelo acordo são: fiscalização e monitoramente, controle de queimadas, administração, uso público, educação ambiental, pesquisa e manejo dos recursos naturais, vigilância, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, cultura e meio ambiente e há um espaço aberto para outras que sejam definidas pelas partes envolvidas ao longo dos anos.

Com um escopo tão amplo, fez-se necessário criar um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão com a incumbência de monitorar a execução do plano de trabalho. Em 30 dias uma portaria será publicada para indicar os membros do grupo. Um dos primeiros pontos a receberem atenção será o Complexo Paineiras, que receberá estacionamento e melhoria no fluxo rodoviário, além de estruturas de apoio à visitação.

Vale ressaltar que o Parque Nacional da Tijuca – que mereceu uma bela crônica de Pedro da Cunha e Menezes sobre o seu reflorestamento e em homenagem ao aniversário, celebrado neste dia 20 de julho – é um dos mais visitados de todo o país. Isto acontece muito em função da Pedra da Gávea, Pedra Bonita (com sua pista de vôo livre) e, claro, a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.

Entre os que assinaram o acordo, estão: governo do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) e a Empresa Municipal de Vigilância S.A.. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, também fazem parte.

Links Externos:
Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca
ICMBio


  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Notícias
6 de dezembro de 2021

Servidores ambientais sofrem emboscada durante fiscalização contra invasores em reserva de RO

Emboscada aconteceu no entorno do Parque Estadual Guajará-Mirim. Invasores usaram uma criança como escudo para evitar que policiais atirassem. Um servidor foi baleado

Salada Verde
6 de dezembro de 2021

General Heleno defende garimpo em áreas de fronteira na Amazônia

“Continuaremos a mapear nossas riquezas pelo bem do Brasil e do nosso povo” disse ministro do Gabinete de Segurança Institucional, em resposta à denúncia da Folha de S. Paulo

Notícias
6 de dezembro de 2021

Queimada iniciada em pasto atinge Estação Ecológica de Murici, em Alagoas

Incêndio iniciou na quinta-feira (2) e levou mais de 13 horas para ser contido. Multa para o proprietário da fazenda onde iniciou o fogo foi calculada em 312 mil reais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta