Notícias

José Truda lança livro sobre pontos de mergulho

Colunista de ((o))eco faz dobradinha com fótografo em obra que mostra os melhores pontos de mergulho em Fernando de Noronha, Recife e Maceió.

13 de dezembro de 2011 · 12 anos atrás
O colunista de ((o))eco José Truda Palazzo Jr. acaba de lançar mais uma obra-prima nascida de sua dedicação incansável à conservação dos ecossistemas marinhos brasileiros. Em parceria com o fótografo Fernando Clark, Truda vasculhou as profundezas do parque marinho mais famoso do país, Fernando de Noronha, e também de Recife e Maceió. Ele registrou tudo em “Naufrágios e Pontos de Mergulho”. Edição da Cultura Sub, que está se especializando em lançamentos ´aquáticos´, já foi lançada em São Paulo e nesta terça (13) será lançada em Porto Alegre.

 

 

Batemos um papinho com Truda e pedimos para ele dar um gostinho das fotos aos leitores de ((o))eco. Vejam abaixo.

Quando tempo você se envolveu para fazer o livro? (Não vale dizer a vida toda hein!)

Bom, o livro é o resultado de meus dez anos de mergulho, somados à experiência de ter trabalhado em Fernando de Noronha para a criação do Parque Nacional, entre 1985 e 1988, e sua declaração como Patrimônio Mundial em 2011. Escrevê-lo levou uns três meses, mas no fundo é uma história de vida!

Como surgiu ideia?

A Editora CulturaSub queria alguém que abordasse o mundo sub do Nordeste sob uma ótica de conservação, para acompanhar as belíssimas fotos do Fernando Clark sobre a região. Daí surgiu essa parceria que, espero, vai continuar no futuro.

Esse tipo de mergulho pode virar impulso para conservação?

A história que o livro conta é justamente essa – a de que o mergulho recreativo é uma poderosa ferramenta de conservação marinha. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado graças ao apoio da então única operadora de mergulho do arquipélago, e hoje tem no mergulho – altamente controlado pela fiscalização local – um de seus principais atrativos. Em Recife, a parceria dos operadores com as universidades locais criou o Parque dos Naufrágios, em que barcos foram afundados de maneira proposital e controlada para criar refúgios de vida marinha, que hoje geram emprego e renda com a preservação nesses pontos. Essas histórias se repetem em vários outros países em desenvolvimento, em que o mergulho é o principal incentivo econômico para a conservação marinha, e é preciso que aqui no Brasil se conheça e se replique esse tipo de experiência.

 

Clique nas imagens para ampliar.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.