Notícias

Bolsa traz jornalistas de 18 países à Rio+20

Eles participarão de um treinamento nos temas centrais da conferência e conhecerão fontes de governo, organismos multilaterais e ONGs.

11 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Um grupo de 21 jornalistas de 18 países vai acompanhar as negociações da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre no mês de junho no Brasil. Durante 10 dias, os profissionais participarão de um programa de treinamento nos principais temas da reunião internacional e terão contato com fontes de governo, sociedade civil e organismos multilaterais.

O programa de bolsas da Rio+20 é uma iniciativa da organização brasileira O Eco, que publica o site sobre meio ambiente www.oeco.com.br, e da ONG Internews, que atua para fortalecer iniciativas locais de mídia em todo mundo.

“O programa é uma oportunidade única de conectar jornalistas de partes distintas do planeta, mas que enfrentam os mesmos dilemas ao reportar sobre desenvolvimento sustentável”, diz James Fahn, diretor da rede Earth Journalism Network da Internews.

A lista de bolsistas inclui os seguintes países. Argentina, Brasil, Butão, China, Colômbia Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, México, Montenegro, Nigéria, Quênia, Paraguai, Peru e Sérvia.

O projeto é apoiado pelo Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, entidade brasileira dedicada a projetos de sustentabilidade, que reconheceu a importância de trazer jornalistas latino-americanos, principalmente dos países amazônicos, à Rio+20. Apoios adicionais foram providos pela Fundação Botza e a Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação.

Veja abaixo os nomes e os meios de comunicação dos jornalistas selecionados:
Bolsistas

Andrew Ochieng, Citizen TV – Quênia
Jornalista, trabalha na Citizen TV. Sua paixão é contar histórias que impactam a vida das pessoas e contribuem para uma visão moderna de desenvolvimento do Quênia. Estudou Jornalismo na Universidade Internacional dos Estados Unidos (USIU – Kenya) e é mestrando em Comunicação.
Armsfree Ajanaku, The Guardian Newspapers Ltd – Nigeria
Escreve para o jornal The Guardian na Nigéria. Foi bolsista do programa Climate Change Media Partnership (CCMP), em 2011, durante a COP17 – Convenção sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas. É jornalista da Panos London e participou do Linking Southern Journalists do European Media Project.
Bobby Bascomb, Living on Earth – Estados Unidos
Produtora do programa Living on Earth da Public Radio International (rádio pública do U.S.). Suas reportagens enfatizam a relação entre o desenvolvimento e a conservação ambiental. Colaborou em uma série de matérias sobre desmatamento na Amazônia. Recentemente, recebeu uma bolsa do Centro Pulitzer para realizar reportagens no Senegal.
Carlos Corominas, EFE – Espanha
É jornalista ambiental na Espanha e colabora com a agência EFEverde (plataforma ambiental da EFE) há cerca de um ano. Ele já recebeu vários prêmios de jornalismo ambiental e é experiente na cobertura de eventos internacionais sobre meio ambiente.
Guido Sanchez Santur, La Industria de Trujillo – Peru
Jornalista com mestrado em Educação, trabalhou para os jornais Correo e El Tiempo. Desde 1993, escreve para o jornal La Industria, em Trujillo. Ele é professor de Jornalismo, fotógrafo premiado e autor de Beyond the Destinations.
Hongxiang Huang, Southern Weekly – China
Jornalista freelancer, baseado nos Estados Unidos, onde cursa um mestrado em administração pública, na Universidade de Columbia. Em 2012, fez reportagens investigativas de grande repercussão sobre as mineradoras estatais chinesas e os conflitos entre empresas de petróleo e os direitos humanos e ambientais no Equador.
Isyana Artharini, Yahoo News – Indonésia
Trabalha como editora da equipe do site Yahoo!, na Indonésia, escrevendo artigos e contribuindo com reportagens originais. Nos seus seis anos de experiência jornalística, ela fez coberturas sobre desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e ambientais, cultura pop e questões de gênero.
Juan Walberto Caballero – ABC Color, Paraguai
Jornalista ambiental do jornal ABC Color, em Assunção, Paraguai. É mestre em Recursos Naturais e Meio Ambiente, pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e é membro da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe (RedCalc).
Ketki Angre, New Delhi Television – Índia
Correspondente especial senior da NDTV em Nova Déli. Seu trabalho inclui matérias sobre problemas agrícolas e fundiários, proteção de animais selvagens, controvérsias sobre fontes de energia nuclear e energia térmica. Ela adora viajar.
Lara Corrêa Ely, Zero Hora – Brasil
Jornalista, especialista em Gestão Ambiental e mestranda em Comunicação Social pela PUCRS, atua como repórter da editoria de Geral no Jornal Zero Hora e pesquisa na área de redes sociais e sustentabilidade. Foi apresentadora do programa Vida Orgânica, na TV Record, e trabalhou como repórter de Economia e Contabilidade no Jornal do Comércio.
Lidija Grozdanic, Vijesti – Montenegro
Nasceu em Niksic, Montenegro. Formou-se em arquitetura em 2010. Desde então, trabalhou como arquiteta e designer, participando de várias competições nacionais e internacionais. Participou na produção de vários curta-metragens premiados. Desde 2010, trabalha como jornalista e editora de livros, escrevendo sobre projetos de arquitetura com ênfase em sustentabilidade.
Lucas Viano, La Voz del Interior – Argentina
Estudou Comunicação Social na Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Escreve para o jornal La Voz del Interior, de Córdoba, na Argentina, sobre ciência e meio ambiente. Lucas foi bolsista da 6ª edição do Jack Ealy Workshop em Jornalismo Científico, em 2009.
Maristela Crispim, Diario do Nordeste – Brasil
Jornalista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC. É editora de Reportagem Especial do Diário do Nordeste, de Fortaleza. Lá, também cuida da página de Gestão Ambiental, publicada semanalmente no caderno de Negócios e em um blog. É membro da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (RBJA), além de lecionar na Unifor.
Pablo Correa, El Espectador – Colômbia
Colombiano especializado em saúde, meio ambiente e ciência, é jornalista há oito anos. Hoje, é editor e repórter da seção Living do jornal El Espectador e colaborador da revista QUO Mexico, especializada em reportagens científicas.
Peter Bjerregaard, Monday Morning – Dinamarca
Tem formação em Sociologia, trabalhou como adido de imprensa durante a COP15 – Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, em 2009, e, posteriormente, como analista climático. Seus interesses se concentram em economia verde e sustentabilidade. Adora café.
Rocio Munoz, Multimedios 106 – Equador
Jornalista chilena que vive no Equador, é editora e apresentadora da rádio Multimedios 106. Trabalhou como professora de redação jornalística, relações públicas e reportagem investigativa. É experiente na cobertura de eventos internacionais sobre meio ambiente e de workshops de rádio, tecnologia e economia.
Sanja Jovanovic, Serbia Broadcasting Corporation – Sérvia
Jornalista ambiental, blogueira e ativista. Escreve reportagens sobre meio ambiente há quatro anos e trabalha como consultora e treinadora na área há três anos. Nos últimos anos, especializou-se em mudanças do clima e desenvolvimento sustentável. Foi a única jornalista da Sérvia a cobrir, diariamente, a COP15, em 2009.
Solange Marquez, El Universal – México
Consultora política, jornalista e analista com especialização em direitos humanos, ambientais e conflitos armados. Desde 1996, dá conferências e palestras em diversos países, principalmente nos da Europa, da África e da Ásia. Atualmente, escreve para o jornal El Universal, no México.
Tashi Dorji, Business Bhutan – Butão
Diretor e editor do jornal Business Bhutan. Durante o Fórum de Adaptação Ásia-Pacífico, que aconteceu em Bangkok em março deste ano, suas reportagens sobre adaptação às mudanças climáticas foram consideradas umas das cinco melhores do evento.
Yan Wang, NewsChina Magazine – China
Jornalista ambiental da revista NewsChina, periódico em inglês com correspondentes da China, Canadá, Estados Unidos e vários outros países. Suas reportagens sobre meio ambiente ganharam prêmios nacionais mais de uma vez.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.