Notícias

Exposição de fotos reforça a importância dos oceanos

Descubra os oceanos através das lentes da equipe do documentário “Óceans”, em 35 fotos inéditas, expostas no Centro Cultural Correios.

Duda Menegassi ·
13 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Com um acervo de aproximadamente 35 fotos inéditas do fundo do mar, tiradas durante a produção do filme “Oceáns”, de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, a exposição Oceanos se instala no Centro Cultural Correios, de 17 de maio a 1° de julho. A mostra tem como objetivo reforçar a importância da consciência ambiental e da preservação dos habitats, além de revelar um pouco mais sobre a fauna marinha, como curiosidades de seus comportamentos. Um exemplo exótico é o peixe Shrek, que nasce fêmea e, a partir de várias deformações decorrentes da idade, se transforma em macho.

O longa, produzido pela Disneynature, ganhou o César de melhor documentário, em 2011, pela Academia de Cinema francesa. O filme demorou quatro anos para ser produzido e, de fato, imerge no mundo animal, registrando as espécies com uma proximidade que pode ser também constada nas fotos reunidas na exposição.

Yann Lorvo, diretor da Aliança Francesa no Brasil, que atua como parceira do Centro Cultural Correios na realização da mostra, avalia “A vantagem desse conjunto de fotos em relação ao filme é que, além de inéditas, essas imagens, estáticas, prolongam a aventura da filmagem e permitem que o espectador leve o tempo que precisar para absorver as informações e a beleza do mundo subaquático”.

A entrada é gratuita. Para os interessados em mergulhar de cabeça na exposição, acesse o site com a programação do Centro Cultural Correios. Quem já quiser sentir o gostinho da brisa marinha, confira a página da Disneynature dedicada ao documentário.

Serviço 
Exposição:
“Oceanos”
Visitação: de terça a domingo, de 12h às 19h
Quando: de 17 de maio até 1° de julho
Onde: Centro Cultural Correios. Rua Visconde Itaboraí, 20 – Centro  Rio de Janeiro
Entrada gratuita
 
  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Análises
29 de fevereiro de 2024

Quanto de sapiens e quanto de grilo?

Cadê o Grilo Falante da conservação do patrimônio natural, a voz da consciência dos tomadores de decisões das esferas pública, privada, não governamental e da comunicação?

Notícias
28 de fevereiro de 2024

PL pede desfiliação de Darci Alves, condenado pelo assassinato de Chico Mendes

Sigla já havia reivindicado destituição de Darci Alves do cargo de presidente do partido em Medicilândia (PA), após repercussão de reportagem de ((o))eco

Reportagens
28 de fevereiro de 2024

A trajetória de um montanhista que decidiu lutar pela conservação

Ex-diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA-RJ, André Ilha fala sobre visitação de UCs, política ambiental e como um esporte o despertou para o ativismo ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.