No próximo dia 20 de junho os oceanos terão um lugar de destaque na Cúpula dos Povos. Será na próxima quarta-feira que o Pavilhão Azul, construído nos jardins do Museu de Arte Moderna, abrigará uma intensa programação ao longo do dia. O evento começará com uma coletiva de imprensa do filme “Planeta Oceano”, seguida por discussões sobre governança global dos oceanos, áreas marinhas protegidas e mudanças climáticas. Mas a programação não focará apenas nesses três temas.
Além da preservação, outro ponto que será destacado na Campanha Oceanos é a economia dita azul, com valorização dos serviços ambientais prestados pelos oceanos, e a proposta de estabelecer mecanismos de avaliação do valor dos serviços ecossistêmicos prestados pelos mares e remunerar, possibilitando assim o financiamento de áreas marinhas protegidas, a recuperação de recifes de corais e o apoio à pesca artesanal.
A campanha tem mídia impressa e três filmetes de 15 segundos e um de um minuto, que serão exibidos em emissoras de TV aberta, sites e no próprio Pavilhão Azul, ao lado dos curtas metragens “Crônicas de Plâncton” e uma animação da High Seas Alliance.
A data representará o ponto alto da Campanha Oceanos da Rio + 20, lançada no dia 5 deste mês com foto de Sebastião Salgado e o slogan: “Rio + 20 – Nosso futuro depende do Planeta Oceano”. A campanha pelos oceanos tem o apoio da fundação francesa Tara Expeditions e de organizações internacionais como Conservation International, High Seas Alliance, Mission Blue, Fundação Príncipe Albert II de Mônaco e Pew Enviroment Group.
A programação completa do Pavilhão Azul pode ser conferida no site.
9h – Coletiva de imprensa – Planeta Oceano
14h – Governança global dos oceanos;
16h – Áreas Marinhas protegidas;
17h – Marine Spacial Planning
18h – Blue Print for oceans sustainability
19h – Blue Society
19:30 – Lançamento – Fórum brasileiro “Surf e sustentabilidade”
Leia também
Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém
Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós →
Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade
João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea →
Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre
Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto →




