No próximo dia 20 de junho os oceanos terão um lugar de destaque na Cúpula dos Povos. Será na próxima quarta-feira que o Pavilhão Azul, construído nos jardins do Museu de Arte Moderna, abrigará uma intensa programação ao longo do dia. O evento começará com uma coletiva de imprensa do filme “Planeta Oceano”, seguida por discussões sobre governança global dos oceanos, áreas marinhas protegidas e mudanças climáticas. Mas a programação não focará apenas nesses três temas.
Além da preservação, outro ponto que será destacado na Campanha Oceanos é a economia dita azul, com valorização dos serviços ambientais prestados pelos oceanos, e a proposta de estabelecer mecanismos de avaliação do valor dos serviços ecossistêmicos prestados pelos mares e remunerar, possibilitando assim o financiamento de áreas marinhas protegidas, a recuperação de recifes de corais e o apoio à pesca artesanal.
A campanha tem mídia impressa e três filmetes de 15 segundos e um de um minuto, que serão exibidos em emissoras de TV aberta, sites e no próprio Pavilhão Azul, ao lado dos curtas metragens “Crônicas de Plâncton” e uma animação da High Seas Alliance.
A data representará o ponto alto da Campanha Oceanos da Rio + 20, lançada no dia 5 deste mês com foto de Sebastião Salgado e o slogan: “Rio + 20 – Nosso futuro depende do Planeta Oceano”. A campanha pelos oceanos tem o apoio da fundação francesa Tara Expeditions e de organizações internacionais como Conservation International, High Seas Alliance, Mission Blue, Fundação Príncipe Albert II de Mônaco e Pew Enviroment Group.
A programação completa do Pavilhão Azul pode ser conferida no site.
9h – Coletiva de imprensa – Planeta Oceano
14h – Governança global dos oceanos;
16h – Áreas Marinhas protegidas;
17h – Marine Spacial Planning
18h – Blue Print for oceans sustainability
19h – Blue Society
19:30 – Lançamento – Fórum brasileiro “Surf e sustentabilidade”
Leia também
Financiamento para políticas de adaptação está doze vezes abaixo do necessário
Relatório divulgado hoje pela ONU diz que países em desenvolvimento precisam de US$ 310 bilhões por ano até 2035 →
Quase mil conchas confiscadas do tráfico foram doadas a uma instituição de ensino
Com mais de 40 diferentes espécies, incluindo ameaçadas de extinção, a carga não tinha a comprovação de origem legal →
COP30 inaugura um novo ciclo na história das Cúpulas do Clima da ONU, diz Ana Toni
Em entrevista exclusiva a ((o))eco, CEO da COP30 diz que fim dos fósseis não está na agenda de negociações porque nenhum país pediu a inclusão do tema →





