Notícias

Planeta azul: ongs promovem campanha em defesa dos oceanos

Palestras no Pavilhão Azul, construído nos jardins do MAM, chamarão atenção da sociedade para importância dos oceanos na manutenção da vida.

Daniele Bragança ·
16 de junho de 2012 · 12 anos atrás

No próximo dia 20 de junho os oceanos terão um lugar de destaque na Cúpula dos Povos. Será na próxima quarta-feira que o Pavilhão Azul, construído nos jardins do Museu de Arte Moderna, abrigará uma intensa programação ao longo do dia. O evento começará com uma coletiva de imprensa do filme “Planeta Oceano”, seguida por discussões sobre governança global dos oceanos, áreas marinhas protegidas e mudanças climáticas. Mas a programação não focará apenas nesses três temas.

Além da preservação, outro ponto que será destacado na Campanha Oceanos é a economia dita azul, com valorização dos serviços ambientais prestados pelos oceanos, e a proposta de estabelecer mecanismos de avaliação do valor dos serviços ecossistêmicos prestados pelos mares e remunerar, possibilitando assim o financiamento de áreas marinhas protegidas, a recuperação de recifes de corais e o apoio à pesca artesanal.

A campanha tem mídia impressa e três filmetes de 15 segundos e um de um minuto, que serão exibidos em emissoras de TV aberta, sites e no próprio Pavilhão Azul, ao lado dos curtas metragens “Crônicas de Plâncton” e uma animação da High Seas Alliance.

A data representará o ponto alto da Campanha Oceanos da Rio + 20, lançada no dia 5 deste mês com foto de Sebastião Salgado e o slogan: “Rio + 20 – Nosso futuro depende do Planeta Oceano”. A campanha pelos oceanos tem o apoio da fundação francesa Tara Expeditions e de organizações internacionais como Conservation International, High Seas Alliance, Mission Blue, Fundação Príncipe Albert II de Mônaco e Pew Enviroment Group.

A programação completa do Pavilhão Azul pode ser conferida no site.

Serviço – DIA 20/06 – QUARTA-FEIRA
9h – Coletiva de imprensa – Planeta Oceano
14h – Governança global dos oceanos;
16h – Áreas Marinhas protegidas;
17h – Marine Spacial Planning
18h – Blue Print for oceans sustainability
19h – Blue Society
19:30 – Lançamento – Fórum brasileiro “Surf e sustentabilidade”

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
21 de fevereiro de 2024

Exposição de fotografias do Pantanal arrecada recursos para as Brigadas Pantaneiras

A mostra “Água Pantanal Fogo” reúne 80 imagens de Lalo de Almeida e Luciano Candisani . Seis das obras vão à venda para arrecadação de fundos

Reportagens
21 de fevereiro de 2024

Sem a Fundação Zoobotânica, RS completa 10 anos sem divulgar lista de espécies ameaçadas

Sob críticas de ambientalistas e sem interessados, governo do estado insiste na concessão privada das instituições que eram coordenadas pela FZB

Notícias
21 de fevereiro de 2024

MS: lei do Pantanal entra em cena com seca histórica do Rio Paraguai

Normativa restringe atividades produtivas e protege formações naturais buscando associar desenvolvimento e conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.