Notícias

Planeta azul: ongs promovem campanha em defesa dos oceanos

Palestras no Pavilhão Azul, construído nos jardins do MAM, chamarão atenção da sociedade para importância dos oceanos na manutenção da vida.

Daniele Bragança ·
16 de junho de 2012 · 12 anos atrás

No próximo dia 20 de junho os oceanos terão um lugar de destaque na Cúpula dos Povos. Será na próxima quarta-feira que o Pavilhão Azul, construído nos jardins do Museu de Arte Moderna, abrigará uma intensa programação ao longo do dia. O evento começará com uma coletiva de imprensa do filme “Planeta Oceano”, seguida por discussões sobre governança global dos oceanos, áreas marinhas protegidas e mudanças climáticas. Mas a programação não focará apenas nesses três temas.

Além da preservação, outro ponto que será destacado na Campanha Oceanos é a economia dita azul, com valorização dos serviços ambientais prestados pelos oceanos, e a proposta de estabelecer mecanismos de avaliação do valor dos serviços ecossistêmicos prestados pelos mares e remunerar, possibilitando assim o financiamento de áreas marinhas protegidas, a recuperação de recifes de corais e o apoio à pesca artesanal.

A campanha tem mídia impressa e três filmetes de 15 segundos e um de um minuto, que serão exibidos em emissoras de TV aberta, sites e no próprio Pavilhão Azul, ao lado dos curtas metragens “Crônicas de Plâncton” e uma animação da High Seas Alliance.

A data representará o ponto alto da Campanha Oceanos da Rio + 20, lançada no dia 5 deste mês com foto de Sebastião Salgado e o slogan: “Rio + 20 – Nosso futuro depende do Planeta Oceano”. A campanha pelos oceanos tem o apoio da fundação francesa Tara Expeditions e de organizações internacionais como Conservation International, High Seas Alliance, Mission Blue, Fundação Príncipe Albert II de Mônaco e Pew Enviroment Group.

A programação completa do Pavilhão Azul pode ser conferida no site.

Serviço – DIA 20/06 – QUARTA-FEIRA
9h – Coletiva de imprensa – Planeta Oceano
14h – Governança global dos oceanos;
16h – Áreas Marinhas protegidas;
17h – Marine Spacial Planning
18h – Blue Print for oceans sustainability
19h – Blue Society
19:30 – Lançamento – Fórum brasileiro “Surf e sustentabilidade”

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
14 de junho de 2024

Filhote de onça-pintada é registrado no Parque Nacional do Iguaçu

Novo filhote, batizado de Yasú, que significa "amor", em Tupi, tem pouco mais de um ano de vida

Análises
14 de junho de 2024

Riscos vão muito além da privatização das praias

A zona costeira está sendo estreitada, aprisionada entre o processo de elevação do nível do mar e de ocupação que impede que a linha de costa se mova para se ajustar à nova realidade imposta pelas mudanças climáticas

Notícias
14 de junho de 2024

Introdução de peixe amazônico em reservatório paulista diminuiu diversidade de espécies nativas

Desde que foi registrada pela primeira vez na represa do Jaguari, em 2001, a corvina (Plagioscion squamosissimus) estabeleceu e aumentou sua população na bacia do Paraíba do Sul em detrimento da fauna local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.