Notícias

Maré contra

E o projeto da Transposição do São Francisco continua inabalável em sua capacidade de aglutinar oposições de norte a sul do país. Agora é uma frente parlamentar liderada por Fernando Gabeira (PV-RJ) e Leonardo Matos (PV-MG). Eles e mais seis deputados federais estiveram em Minas Gerais na quinta-feira, dia 2, para pedir o apoio do governador Aécio Neves para sua tentativa "federativa" de barrar a obra. Aécio topou. O governo da Bahia, abertamente contrário ao projeto, dificilmente ficará de fora. E Gabeira tem planos ambiciosos para a nova frente política: "Dá para conquistar uns 120 deputados". O objetivo é pressionar na Câmara pela não liberação dos recursos orçamentários para a transposição. O deputado carioca acha que o projeto não sai. "Vai haver muita dificuldade, e o governo não teve competência para fazer coisas bem mais simples do que isso".

Lorenzo Aldé ·
3 de junho de 2005 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Salada Verde
24 de julho de 2026

Publicação orienta gestores municipais sobre prevenção e resposta a desastres climáticos

Guia Prático de Enfrentamento ao Super El Niño e Eventos Climáticos Extremos reúne orientações para que prefeituras incorporem a adaptação climática ao planejamento da gestão pública

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.