Notícias

O Golfo Pérsico sob a luz da Lua

Veja como a luz da Lua pode modificar as imagens noturnas que os satélites fazem de nosso planeta.

Paulo André Vieira ·
15 de abril de 2013 · 11 anos atrás

As quatro imagens abaixo foram feitas pelo satélite Suomi NPP durante a noite em quatro ocasiões diferentes. Em cada uma delas a lua se encontrava em uma fase diferente. A primeira, de 30 de setembro de 2012, mostra o Golfo Pérsico iluminado pela luz da lua cheia, enquanto a última, de 15 de outubro do mesmo ano, mostra os efeitos de uma lua nova. A medida que o luar diminui, algumas características da superfície da terra se tornam mais difíceis de detectar, mas as luzes de cidades e navios se tornam mais evidentes. As imagens são do Observatório da Terra, cuja missão é compartilhar com o público as imagens, histórias e descobertas sobre o clima e o ambiente que surgem a partir de pesquisas da NASA.

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
10 de dezembro de 2012

Black Marble e as luzes vistas do espaço

Nada nos diz mais sobre a disseminação dos seres humanos em toda a Terra do que as luzes da cidade. Veja uma animação das luzes do planeta vistas do espaço.

Notícias
11 de maio de 2012

A presença do homem vista do espaço

Ilhas artificiais, plantações no meio do deserto, milhões de luzes que iluminam a noite. Do espaço podemos ter uma visão mais ampla de como o homem é capaz de modificar o planeta.

Notícias
9 de julho de 2012

As luzes do planeta vistas do espaço

Mesmo passados 100 anos da invenção da luz elétrica, algumas regiões permanecem escassamente povoadas e apagada.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.