Notícias

PF prende secretários de Meio Ambiente envolvidos em fraude

Secretário e servidores de órgãos licenciadores do RS foram presos acusados de emitir licenças ambientais mediante pagamento de propinas.

Daniele Bragança ·
29 de abril de 2013 · 11 anos atrás
O secretario estadual Carlos Fernando Niedersberg, acima, também foi acusado de envolvimento com a fraude e foi afastado do cargo. Foto: Fundação Zoobotânica/RS.
O secretario estadual Carlos Fernando Niedersberg, acima, também foi acusado de envolvimento com a fraude e foi afastado do cargo. Foto: Fundação Zoobotânica/RS.

A Polícia Federal prendeu 18 pessoas na madrugada desta segunda-feira (29) acusadas de fraudar processos de licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul. Entre os detidos então os secretários do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Carlos Fernando Niedersberg, e de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, que segundo a polícia participavam do esquema que emitia licenças ambientais mediante pagamento de propinas. Outros 16 suspeitos, entre empresários, consultores e servidores, também foram presos. As prisões temporárias valem por cinco dias.

A Polícia Federal pretende indiciar até 50 pessoas suspeitas de participar do esquema. Os nomes dos acusados não foram divulgados, pois o processo corre em segredo de Justiça. A imprensa tomou conhecimento do suposto envolvimento dos secretários Záchia  e Niedersberg e após a prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmarem que os dois foram afastados temporariamente do cargo.

Em nota, a prefeitura de Porto Alegre informou o afastamento temporário não só de Záchia, como de todos os servidores municipais citados na investigação. Já o governador Tarso Genro, que está em missão oficial em Israel, determinou o afastamento imediato do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg, e afirmou que a medida pode ser estendida caso outro servidor do estado seja apontado como suspeito de envolvimento com a fraude.

A Operação Concutare, deflagrada hoje, é resultado de investigações iniciadas em junho de 2012. A fraude é descrita no Código Penal como concussão e deu origem ao nome da operação. Funcionava assim: os empresários que precisavam agilizar a tramitação das licenças nos órgãos ambientais contratavam consultores que recorriam a servidores públicos corruptos para a liberação dessas, mediante o pagamento de propinas. Critérios técnicos e burocráticos do licenciamento eram desconsiderados. Segundo a PF, as propinas variavam de 20 mil a 70 mil reais em dinheiro ou em presentes caros.

Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis (SC).

Os polícias relataram a ocorrência de uma licença ambiental que foi dada no mesmo dia em que foi solicitada. “Um recorde na administração pública brasileira, sem dúvida”, disse o delegado Sandro Luciano Caron de Moraes. Um servidor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e dois da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foram detidos. Na casa de um deles, foram apreendidas armas e uma “significativa” quantia em dinheiro. Além dos servidores, 6 empresários foram presos.

Os acusados responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, crimes ambientais e corrupção ativa e passiva. A PF ainda não sabe precisar quantas autorizações irregulares foram concedidas, mas pelo menos 40 processos administrativos estão sendo periciados. Pelo menos 30 empreendimentos, principalmente envolvendo projetos de construção civil e mineração, estão envolvidos no crime.


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
9 de setembro de 2005

Serial killers de araucárias

Fiscais gaúchos e catarinenses divergem sobre licença ambiental para derrubar floresta centenária onde será erguida mais uma usina hidrelétrica: a de Pai Querê.

Salada Verde
3 de setembro de 2012

Operação Isaías: fraudadores terão que pagar R$ 3 milhões

Servidores do Ibama envolvidos no esquema que fraudava documento que autoriza transporte de madeira foram expulsos do órgão ambiental.

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. #meioambientelimpo diz:

    GRUPO RBS e Jornal Zero Hora trazem à tona, novamente, a extração irregular de areia no rio Jacuí – ABRIL / 2018. O descaso com a legislação e a impunidade aos criminosos têm permitido a recorrência de tais crimes. É preciso uma discussão maior e punição aos criminosos. Apelo a esse super canal para que possamos inserir outras variáveis às discussões a respeito. Agradeço a atenção na certeza que novas matérias serão exploradas e divulgadas no meio.