Notícias

Fundo Amazônia financiará monitoramento da floresta fora do Brasil

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) receberá R$ 23 milhões do Fundo Amazônia para o monitoramento do desmatamento na floresta, através do BNDES.

Giovanny Vera ·
14 de maio de 2013 · 11 anos atrás
Brasil quer transferir tecnologia de monitoração do desmatamento. Foto: Leonardo F. Freitas
Brasil quer transferir tecnologia de monitoração do desmatamento. Foto: Leonardo F. Freitas

O Fundo Amazônia aprovou o fomento de R$ 23 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES) do Brasil à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), para o monitoramento da Amazônia. A decisão ocorreu no dia 3 de maio.

O objetivo é “contribuir para o desenvolvimento da capacidade de monitoramento do desmatamento, das mudanças de uso da terra e do aproveitamento florestal nos países membros da OTCA”, como a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, declarou o BNDES em nota divulgada em seu site.

O investimento também será usado para a transferência de tecnologias criadas e usadas no Brasil, como o Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes) e Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter).

Carlos Klink, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, em um comunicado do Ministério de Meio Ambiente explicou que “o monitoramento da floresta vem sendo fortalecido com anos e anos de experiência reconhecida internacionalmente e agora nosso papel é trabalhar em conjunto com outras nações para que o trabalho ganhe escala”.

A importância da aplicação das tecnologias de ponta brasileiras na luta contra o desmatamento em outros países através da OTCA promoverá a conservação de toda a floresta. “Não adianta somente preservar a área brasileira, é preciso ampliar o sucesso que temos na redução ao desmatamento e emissões de carbono para que esses países também possam melhorar seus sistemas de monitoramento”, disse Klink.

A chefe do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia no BNDES, Cláudia Costa, destaca que esta é a primeira iniciativa internacional do Fundo Amazônia. “Como o Brasil já conta com grande investimento em pesquisa, poderemos compartilhar esse investimento adquirido, reforçando o combate ao desmatamento no bioma como um todo”, concluiu Cláudia.

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
26 de julho de 2024

Desmatamento no Cerrado cai no 1º semestre, mas ainda não é possível afirmar tendência

Queda foi de 29% em comparação com mesmo período do ano passado. Somente resultados de junho a outubro, no entanto, indicarão redução de fato, diz IPAM

Salada Verde
26 de julho de 2024

Unesco reconhece Parna dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade

Beleza cênica e fato de os Lençóis Maranhenses serem um fenômeno natural único no mundo levaram organização a conceder o título

Salada Verde
26 de julho de 2024

Dez onças são monitoradas na Serra do Mar paranaense

Nove adultos e um filhote estão sendo acompanhados pelo Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. Primeiro registro ocorreu em 2018

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.