Notícias

Juiz paralisa consolidação do Parque do Tumucumaque

Justiça determina realização de novas audiências públicas nos municípios abarcados pelo parque, criado em 2002. Governo não se manifestou.

Daniele Bragança ·
20 de maio de 2013 · 9 anos atrás
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (acima), o maior parque do país, seu tamanho supera a área do estado do Alagoas. Foto: Divulgação PNMT.
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (acima), o maior parque do país, seu tamanho supera a área do estado do Alagoas. Foto: Divulgação PNMT.

A Justiça Federal acatou parcialmente liminar pedindo a derrubada do decreto de criação do Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque, localizado entre o Amapá e Pará, e determinou a realização de novas audiências públicas nos 5 municípios que o Tumucumaque abarca. O decreto não foi derrubado, mas a  União terá um prazo de no máximo 1 ano, contado a partir desse mês, para a realização de novas consultas públicas. A decisão é assinada pelo Juiz Federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá.

A consultoria jurídica do Ministério do Meio Ambiente não recebeu a decisão da Justiça, expedida no último dia 13 de maio, e por isso não comentou o assunto.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere a unidade de conservação, comunicou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que a Procuradoria Federal Especializada (PFE) não recebeu comunicado oficial sobre a decisão e aguarda eventual intimação para se manifestar..

A primeira consulta deverá ser feita em setembro desse ano. Serão realizadas 2 consultas em cada um dos 5 municípios (Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari) que o Parque Nacional abarca. De acordo com o argumento da ação movida contra o Parque, na época da sua criação, as audiências ocorreram em apenas 3 dos 5 municípios onde ele está localizado.

A decisão judicial resulta de uma ação popular com pedido de liminar proposta pelo engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos, ex-vereador de Macapá, determinando a anulação do Decreto Presidencial de 22 de agosto de 2002, que criou o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área protegida em faixa tropical do mundo, com 38.670 quilômetros quadrados, área superior ao estado do Alagoas, que tem 27,778, 551 km².

Neste mês, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comandou uma expedição no Parque com o objetivo de mapear os seus atrativos turísticos.

Em setembro de 2011, o então colunista de ((o)) eco, Pedro da Cunha Menezes, visitou o parque é relatou as dificuldades que os seus 4 analistas ambientais passam para gerir uma área do tamanho de países.


  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Colunas
26 de janeiro de 2022

O que você levaria se tivesse que abandonar sua casa em 1 minuto?

Migração forçada por causa de fatores climáticos serão cada vez mais frequentes e atingirão mais pessoas. É preciso focar em políticas públicas para mitigar seus impactos

Reportagens
26 de janeiro de 2022

Especialistas criticam medidas de curto prazo adotadas contra a estiagem no Rio Grande do Sul

Governo estadual e representantes do agronegócio pedem recursos para cobertura de prejuízos, abertura acelerada de poços artesianos e até barramentos em áreas de preservação permanente

Notícias
26 de janeiro de 2022

Cientistas desmontam “falsas controvérsias” de guru ambiental de Bolsonaro

Doze dos principais cientistas ambientais do país acusam Miranda de usar credenciais da Embrapa para disseminar desinformação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta