No que é considerada uma das piores crises ambientais das últimas décadas, municípios do Nordeste enfrentam grave crise de abastecimento. Muitos tiveram que adotar rodízio para o uso de água e outros declararam colapso. Prefeitos da região pressionam o Governo Federal pela liberação de recursos para ações emergenciais e reclamam ajuda.
Pernambuco é o estado mais atingido, conforme é possível ver no gráfico abaixo feito a partir de dados da Confederação Nacional de Municípios – passe o cursor e clique no infográfico para mais informações.
Fontes utilizadas nesta reportagem
Informações sobre quantos municípios foram afetados pela seca estão disponíveis em análise divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios, onde é possível encontrar mais dados sobre o problema, bem como informações específicas sobre estados. Também foi consultada a base de dados sobre cidades do IBGE.
Leia também

Pesquisadoras encontram quatro populações de anta na Caatinga
Há 13 anos a espécie era considerada extinta no bioma. Descoberta muda status de conservação da anta e exige medidas de conservação, diz INCAB →

21% das moradias da capital do Rio de Janeiro são muito vulneráveis às chuvas extremas, aponta índice
Cruzamento de dados de risco geológico e indicadores socioeconômicos levantou que quase 600 mil casas estão em áreas de risco no município do Rio de Janeiro →

R$ 100 milhões são destinados a operação de reflorestamento na Amazônia
Financiamento é do Novo Fundo Clima, vinculado ao MMA. O valor será destinado a uma startup de remoção de carbono. →
e inacreditável o que esta acontecendo no mundo sobre a seca, amo os animais e estou muito triste por vê-los morrer . se DEUS quiser e se o homem tiver consciência vai começar a cuidar do meio ambiente para ver o mundo melhorar , apesar que duvido disto.