Esta semana, a ONU deu início oficial ao Ano Internacional das Florestas. A importância dos ecossistemas florestais, frisaram diversas autoridade reunidas em Nova York nesta semana para a 9a sessão do comitê de florestas, é inestimável para diversas espécies do planeta. Veja aqui mensagem do secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon.
No lançamento do Ano Internacional das Florestas, a Conservação Internacional organizou um lista com as 10 regiões florestadas sob maior ameaça em todo mundo. A Mata Atlântica foi listada em 5o lugar. Veja abaixo as fotos e explicações para cada uma das regiões.
1 – Regiões da Indo-Birmânia (Ásia-Pacífico)

2 – Nova Zelândia (Oceania)

3 – Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei – Ásia-Pacífico)

4 – Filipinas (Ásia-Pacífico)

5 – Mata Atlântica (América do Sul)

Mais fotos – A serenidade da Mata Atlântica, por Marcos Sá Corrêa
6 – Montanhas do Centro-Sul da China (Ásia)

7 – Província Florística da Califórnia (América do Norte)

Mais sobre as florestas da Califórnia – Leia “Para sempre Redwood”, por Karina Miotto
8 – Florestas Costeiras da África Oriental (África)

Mais fotos – veja “Adeus Colobo-Vermelho”, por Aditya Swami
9 – Madagascar e ilhas do Oceano Índico (África)

Mais fotos – veja “A biodiversidade de Madagascar”, por Cristana Mittermeir
10 – Florestas de Afromontane (África Oriental)

Todas as legendas das fotos foram cedidas pela Conservação Internacional
Para saber mais sobre florestas, veja nossa cobertura completa
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
PEC do Marco Temporal reacende reação de organizações indígenas no Congresso
Entidade indígena afirma que retomada da proposta contraria decisão do STF e pode ampliar conflitos fundiários no país →
Descoberta nas alturas: caranguejo é encontrado a mais de 1.700 metros de altitude
Descoberta da espécie de crustáceo revela, com ela, todo um novo gênero de caranguejos de água doce no Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas →
Força-tarefa desarticula pistas clandestinas do narcotráfico no interior do Amazonas
Estruturas usadas para transporte aéreo de drogas foram destruídas em Novo Airão, Careiro e Maués durante operação integrada de segurança →
