Uma análise regional de buscas feitas no Google usando como referência alguns termos relacionados ao meio ambiente revelam interesses específicos e tendências locais. Nos municípios do Sudeste, os mais afetados pela poluição, o interesse é maior por informações sobre “qualidade do ar”. Nos da região Norte, a preocupação é em saber mais sobre “desmatamento”. No Centro Oeste e em Rondônia, áreas de expansão agrícola onde muitos fazendeiros pressionam por flexibilização da legislação ambiental para poderem expandir lavouras, chama atenção o número de pesquisas sobre o “Código Florestal”. Confira abaixo alguns exemplos ou clique aqui para fazer sua pesquisa personalizada das palavras mais buscadas e tendências do Google.
Poluição
Desmatamento
Código Florestal
Preservação
Natureza
Vale analisar também a evolução da quantidade de buscas de cada um dos termos. E, neste aspecto, chama atenção a queda de pesquisa pelo termo “natureza” de 2004 até hoje. Será que estamos menos preocupados com o meio ambiente?
Clique aqui para baixar um arquivo CSV com dados da pesquisa dos termos indicados de 2004 até 14 de julho de 2013.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A contabilidade da água
Os cálculos que se precisam levar em conta para manter a integridade das bacias hidrográficas do Sistema Cantareira, que abastecem a cidade de São Paulo →
Desmatamento na Amazônia reduz chuvas e compromete produção de grãos no Paraná
Pesquisa mostra como destruição da maior floresta tropical do mundo está relacionada com secas que ameaçam plantios e produção de energia hidrelétrica no estado paranaense →
Carta pela reconstrução da governança ambiental será lançada nesta quarta na Alesp
Documento lançado pelo Proam propõe reconstruir governança ambiental com foco em ciência, planejamento e adaptação climática →
