Notícias

Cultivo do gene terminator volta para a pauta da Câmara

Projeto que libera semente estéril está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Tecnologia é proibida no mundo.

Daniele Bragança ·
17 de outubro de 2013 · 11 anos atrás
Projeto que permite uso de sementes estéreis, de autoria do Deputado Eduardo Sciarra (acima), avança na Câmara. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados.
Projeto que permite uso de sementes estéreis, de autoria do Deputado Eduardo Sciarra (acima), avança na Câmara. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados.

A sessão de votação da matéria, que aconteceria ontem no CCJC, foi obstruída pelo PT e PMDB. O Projeto de Lei n° 268/2007, de autoria do Deputado Eduardo Sciarra (PSD/PR), modifica artigos da Lei de Biossegurança e autoriza o uso para plantas biorreatores, ou seja, “organismos geneticamente modificados para produzirem proteínas ou substâncias destinadas, principalmente, ao uso terapêutico ou industrial”.

O projeto de lei de Sciarra foi apresentado em 2007 a pedido da senadora Kátia Abreu, líder dos ruralistas e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Como o projeto de Kátia que liberava o uso da semente estéril foi arquivado, ela pediu esse que o deputado do PSD encaminhasse um parecido.

Apesar do adiamento que o governo conseguiu nesta quarta, o projeto segue os trâmites do Congresso. Já foi votado e rejeitado na Comissão de Meio Ambiente, aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara e agora está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a última comissão antes de ser apreciado no plenário da Câmara e, caso aprovado, ir para o Senado,

 

 

Leia Também
Exterminadoras do futuro
Sementes que aprisionam produtores
Kátia Abreu quer excluir símbolo de alerta transgênico

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
5 de novembro de 2024

Quase 5 milhões de hectares de floresta na Amazônia já foram queimados em 2024

Números do INPE consideram áreas florestais onde ainda não houve a supressão total da vegetação. Bioma já acumula mais de 120 mil focos no ano

Reportagens
5 de novembro de 2024

Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Uso de biocombustíveis no Brasil e em outras nações em desenvolvimento pode evitar a emissão de quase 400 milhões de toneladas do gás de efeito estufa pelo setor até 2030, aponta relatório

Análises
5 de novembro de 2024

A insalubre, mas proveitosa, COP16 de Biodiversidade

É fundamental haver um esforço coordenado para garantir investimentos necessários para enfrentar a crise da biodiversidade (o que não foi alcançado nas negociações)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.