Notícias

Projeto polêmico de mina de ouro chilena-argentina é suspenso

Empresa afirma que decisão obedece a fatores econômicos, enquanto ambientalistas chilenos creditam a guinada a exigências socioambientais.

Giovanny Vera ·
7 de novembro de 2013 · 13 anos atrás

A Pascua-Lama é a primeira mina binacional do mundo, e tem uma reserva de cerca de 560 mil toneladas de ouro. Crédito: Google Earth
A Pascua-Lama é a primeira mina binacional do mundo, e tem uma reserva de cerca de 560 mil toneladas de ouro. Crédito: Google Earth

Na sexta feira passada (31 de outubro), a empresa mineradora canadense Barrick, anunciou a suspensão indefinida, por fatores econômicos, da construção do projeto de exploração de ouro Pascua-Lama, na fronteira entre o Chile e a Argentina. A área é uma das maiores jazidas de ouro e prata do mundo, com cerca de 18 milhões de onças de ouro (cerca de 529,3 toneladas), com uma vida útil de 25 anos.

Pascua-Lama está rodeada de glaciares, como o Estrecho, Guanaco, Amarillo, Los Amarillos e Canito, além de massas de gelo de menor tamanho, como o Toro 1, Toro 2 e Esperança. A Barrick é acusada por comunidades locais de afetar e prejudicar os glaciares e contaminar os recursos hídricos da região, e um tribunal da província de Copiapó, no mês de abril, determinou a paralisação da construção do projeto até que sejam adotadas as medidas contempladas na Resolução de Qualificação Ambiental, uma licença ambiental no Chile.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



“Determinamos que o rumo prudente -nesta fase- é o de suspender o projeto, mas naturalmente nós vamos manter a nossa opção de retomar a construção e terminar o projeto quando as melhorias para os seus desafios atuais sejam atingidas” disse Jamie Sokalsky, CEO da mineradora Barrick. Pascua-Lama, de acordo com a mineradora, é o primeiro projeto de mineração binacional do mundo, com uma mina a céu aberto compartilhada entre a Argentina e o Chile, a mais de 4 mil metros de altitude.

Para ambientalistas chilenos, a paralisação do projeto não ocorreu apenas por fatores econômicos, mas também pela questão ambiental, como a exigência do cumprimento de normas ambientais do país e o respeito às comunidades locais.

No entanto, Eduardo Flores, vice-presidente da Pascua-Lama, afirmou que “é uma decisão econômica. O preço dos metais caiu bastante comparado com anos anteriores, mais de 30%, e isso afeta muito os resultados de um projeto deste tipo”. E acrescentou que as atividades estarão suspensas até que “sejam resolvidas as situações legais e as situações de licenças”.

Até agora, a Barrick teria investido quase US$ 5 bilhões no projeto Pascua-Lama. O valor do projeto aumentou 9 vezes ao longo de 13 anos. Em 2000, custava 950 milhões de dólares e hoje estima-se que vá custa 8,5 bilhões de dólares.

 

 

Saiba mais
Relatório do 3o trimestre 2013 – Barrick

Leia também
As cicatrizes do planeta vistas do espaço
Porque o mercúrio é usado na mineração de ouro
Balança do ouro pesa contra a floresta em Madre de Dios
Guiana Francesa sofre com mineração ilegal de ouro

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de julho de 2026

O vencedor da Copa do Mundo das Áreas Protegidas

Não basta o número de unidades, o tamanho importa mais. Confira qual país do mundial de 2026 mais se destacou na conservação das suas riquezas naturais

Notícias
20 de julho de 2026

Cientistas descobrem espécie de macaco que passou anos “escondida” na floresta congolesa

Primata, que já é considerado ameaçado de extinção por pesquisadores, escapou por décadas do radar de expedições científicas na República Democrática do Congo

Análises
20 de julho de 2026

O oceano que nos sustenta e o que está em jogo quando o coral branqueia

A conservação do oceano depende de gestores públicos e cidadãos que muitas vezes vivem longe do mar, mas cujas escolhas afetam diretamente os ecossistemas marinhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.