Notícias

O gelo dos oceanos visto do espaço

Veja animações que mostram a diminuição da quantidade de gelo nos oceanos do planeta. Em 2012 foi registrada a menor quantidade na história.

Paulo André Vieira ·
10 de março de 2014 · 9 anos atrás

Pelo menos 15% do oceano está coberto de água congelada em qualquer momento do ano, o que significa uma área de 25 milhões de quilômetros quadrados. Satélites são usados desde 1978 para monitorar a concentração de gelo nos polos. Os cientistas prestam muita atenção nesses números pois uma alteração nesses valores podem ter um grande impacto no resto do mundo.

No Ártico, a cobertura máxima ocorre geralmente em março, enquanto a cobertura mínima ocorre em setembro. O oposto é verdadeiro para a Antártida, onde o mínimo ocorre em março e o máximo ocorre em setembro. Os dados apontam que a extensão do gelo marinho no Ártico está diminuindo, enquanto o gelo da Antártida permanece estável.

No ano de 2007 foi registrada a menor quantidade de gelo nos oceanos, 23% a menos que a mínima registrada em 2005, e 39% a menos que a média entre 1979 e 2000. Estima-se que a extensão de gelo marinho na região polar em setembro de 2007 foi de apenas metade da que se acredita ter existido entre 1950 e 1970. Esse recorde foi batido novamente em 2012.

Veja abaixo uma animação que mostra anualmente a quantidade de gelo nos oceanos no início de outubro. Os dados são do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC) dos EUA.

As duas próximas animações mostram o ciclo de gelo nos oceanos em 1988 e 2012.

 

 

Leia também
Gelo da Groenlândia teve derretimento recorde em julho
O gelo e a neve ao redor do planeta
Os icebergs da Groenlândia vistos do espaço

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
25 de novembro de 2022

Isso virou “troco” para nós, diz governador de Mato Grosso sobre programa REDD

Segundo Mauro Mendes, “migalhas” repassadas por países ricos não recompensam, de forma justa, os serviços ambientais prestados pelo Brasil

Notícias
25 de novembro de 2022

São Paulo terá super secretaria de meio ambiente, infraestrutura, transportes e logística

A equipe de transição ligada à pasta também tem forte influência de Gilberto Kassab, que será secretário de Governo de Estado

Notícias
25 de novembro de 2022

Extinção de Floresta Nacional fantasma avança na Câmara

Projeto que extingue a Flona de Cristópolis, na Bahia, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente. Criada em 2001 de forma polêmica, a área protegida nunca foi implementada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta