Notícias

Alerj aprova projeto que cria reserva sustentável em Ilha Grande

Nova Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro nasce da redução e recategorização de outras 2 unidades de conservação estaduais.

Redação ((o))eco ·
6 de maio de 2014 · 11 anos atrás

 

A Ilha Grande acaba de ganhar mais uma unidade de conservação. Foto: wikipédia.
A Ilha Grande acaba de ganhar mais uma unidade de conservação. Foto: wikipédia.

Deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, na Ilha Grande. O projeto de lei 3.250/10, de autoria do deputado Carlos Minc (PT), ex-diretor da Secretaria de Ambiente do Estado, segue para sanção do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). A nova unidade de conservação nasce de uma área reduzida e outra recategorizada de outras 2 unidades.

A Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul teve 3% do seu tamanho reduzido e o Parque Estadual Marinho do Aventureiro virou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro. O objetivo da mudança é garantir a atividade de pesca pelos caiçaras que vivem na região. Com a sanção da lei, a pesca artesanal poderá ser praticada na região – sendo regulamentada por um conselho com participação de representantes dos caiçaras e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Em 2007, duplicamos o Parque Estadual da Ilha Grande, de 6 mil para 12 mil hectares, incluindo 12 praias, como a de Lopes Mendes. E atualmente, estão sendo construídas 6 estações de tratamento de esgoto biológico na ilha. Dessa forma, a Ilha Grande será mais protegida, com menos poluição e a garantia de preservação da cultura caiçara”, afirma Minc, de acordo com nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

 

Leia Também
Ilha Grande em busca da pesca responsável
Imerso na baía Ilha Grande
APA Cairuçu, quando a proteção gera atentados à bomba

Leia também

Notícias
9 de abril de 2025

Pesquisadoras encontram quatro populações de anta na Caatinga

Há 13 anos a espécie era considerada extinta no bioma. Descoberta muda status de conservação da anta e exige medidas de conservação, diz INCAB

Salada Verde
9 de abril de 2025

21% das moradias da capital do Rio de Janeiro são muito  vulneráveis às chuvas extremas, aponta índice

Cruzamento de dados de risco geológico e indicadores socioeconômicos levantou que quase 600 mil casas estão em áreas de risco no município do Rio de Janeiro

Salada Verde
9 de abril de 2025

R$ 100 milhões são destinados a operação de reflorestamento na Amazônia

Financiamento é do Novo Fundo Clima, vinculado ao MMA. O valor será destinado a uma startup de remoção de carbono.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.