
O projeto Rede InfoAmazônia,ideia proposta por ((o))eco no Desafio de Impacto Social Google Brasil, se tornará realidade graças ao financiamento de R$ 500 mil anunciado pela gigante de tecnologia na última quinta, dia 08. Foram 4 projetos vencedores que receberam o prêmio de R$ 1 milhão, porém em uma decisão inesperada pelo público, a Google decidiu apoiar todos os outros 6 finalistas com metade do valor dos principais agraciados.
Finalista do concurso realizado pela primeira vez no Brasil, após de edições no Reino Unido e na Índia, o projeto de ((o))eco aposta em nova tecnologia de monitoramento de qualidade de água para levar informação a moradores das 4 maiores capitais da Amazônia. Com os recursos obtidos, nossa equipe vai desenvolver 80 sensores que serão conectados à rede de celular, enviando mensagens de texto com alertas sobre possível contaminação de fontes de água potável.
Leia também “Ciência Cidadã para democratizar a informação ambiental”
Os principais vencedores do desafio foram a Conservação Internacional, o Instituto Zero a Seis e a rede Meu Rio. Os projetos foram escolhidos por um juri formado pelo apresentador Luciano Huck, o rapper MV Bill, o empresário Josué Gomes da Silva, a filantrôpa Viviane Senna e a chefe do Google.org Jaqueline Fuller. Além disso, o Geledés, instituto dedicado a combater a violência contra a mulher, recebeu prêmio por votação popular.
Ao todo 750 projetos se inscreveram no Desafio de Impacto Social Google Brasil e apenas 10 finalistas participaram de uma apresentação na sede da empresa em São Paulo. Ao todo, mais 2 milhões de pessoas assistiram ao vídeo de apresentação de propostas e 475 mil votaram na plataforma do concurso.
O projeto de sensores de ((o))eco pretende acrescentar informações de maior granularidade ao já conhecido trabalho de jornalismo ambiental e visualização de dados de nossa organização. Há quase dois anos, ((o))eco iniciou as atividades de seu laboratório de inovação em jornalismo ambiental – ((o))ecoLab, desenvolvendo a plataforma de dados e mapas digitais InfoAmazonia e outros aplicativos focados na melhoria da difusão da informação ambiental.
Leia Mais
Saneamento básico e a qualidade d´água que a gente bebe
Leia também
Amazonas renovará licença ambiental com uso de AI
Norma do IPAAM permite uso de inteligência artificial e autodeclaração para renovar Licença de Operação de indústrias; Órgão defende novo dispositivo →
APIB alerta que acordo UE–Mercosul ameaça direitos indígenas e agrava crise climática
Entidade afirma que tratado comercial amplia pressão sobre territórios, ignora consulta prévia e transfere custos socioambientais ao Sul Global →
Diagnóstico Interno de Diversidade da Associação O Eco
Este diagnóstico apresenta o primeiro levantamento sistematizado de diversidade e representatividade realizado pela Associação O Eco. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da transparência institucional e no aprofundamento do compromisso da organização com a reflexão crítica sobre quem são as pessoas que constroem, cotidianamente, o trabalho da associação. A realização deste diagnóstico só →





