
O projeto Rede InfoAmazônia,ideia proposta por ((o))eco no Desafio de Impacto Social Google Brasil, se tornará realidade graças ao financiamento de R$ 500 mil anunciado pela gigante de tecnologia na última quinta, dia 08. Foram 4 projetos vencedores que receberam o prêmio de R$ 1 milhão, porém em uma decisão inesperada pelo público, a Google decidiu apoiar todos os outros 6 finalistas com metade do valor dos principais agraciados.
Finalista do concurso realizado pela primeira vez no Brasil, após de edições no Reino Unido e na Índia, o projeto de ((o))eco aposta em nova tecnologia de monitoramento de qualidade de água para levar informação a moradores das 4 maiores capitais da Amazônia. Com os recursos obtidos, nossa equipe vai desenvolver 80 sensores que serão conectados à rede de celular, enviando mensagens de texto com alertas sobre possível contaminação de fontes de água potável.
Leia também “Ciência Cidadã para democratizar a informação ambiental”
Os principais vencedores do desafio foram a Conservação Internacional, o Instituto Zero a Seis e a rede Meu Rio. Os projetos foram escolhidos por um juri formado pelo apresentador Luciano Huck, o rapper MV Bill, o empresário Josué Gomes da Silva, a filantrôpa Viviane Senna e a chefe do Google.org Jaqueline Fuller. Além disso, o Geledés, instituto dedicado a combater a violência contra a mulher, recebeu prêmio por votação popular.
Ao todo 750 projetos se inscreveram no Desafio de Impacto Social Google Brasil e apenas 10 finalistas participaram de uma apresentação na sede da empresa em São Paulo. Ao todo, mais 2 milhões de pessoas assistiram ao vídeo de apresentação de propostas e 475 mil votaram na plataforma do concurso.
O projeto de sensores de ((o))eco pretende acrescentar informações de maior granularidade ao já conhecido trabalho de jornalismo ambiental e visualização de dados de nossa organização. Há quase dois anos, ((o))eco iniciou as atividades de seu laboratório de inovação em jornalismo ambiental – ((o))ecoLab, desenvolvendo a plataforma de dados e mapas digitais InfoAmazonia e outros aplicativos focados na melhoria da difusão da informação ambiental.
Leia Mais
Saneamento básico e a qualidade d´água que a gente bebe
Leia também
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →
Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?
Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂ →
Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino
Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso →





