Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda

A "Laranja Mecânica" é uma das maiores seleções do futebol mundial, graças a um esquema dinâmico e eficiente. Tática que adota na conservação de áreas naturais.

Rafael Ferreira ·
4 de julho de 2014 · 8 anos atrás

A seleção de futebol holandesa ganhou o seu apelido na campanha da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Em sete jogos, conquistou cinco vitórias, um empate e uma derrota que lhe custou o mundial. Apesar disto, encantou o mundo com um futebol bonito, harmonioso e eficiente, onde os jogadores não guardavam posições e faziam a bola passar de pé em pé até chegar ao gol adversário. A tática revolucionária foi denominada de “Carrossel Holandês”. Junto com a cor das camisas usadas pelo time, daí nasceu o apelidar daquela seleção, “Laranja Mecânica”, também uma alusão ao clássico filme de Stanley Kubrick e sucesso cinematográfico da época.

Desde então, a Holanda consagrou-se como uma das maiores seleções do futebol do mundo mas, por ironia, é a única grande seleção do mundo que ainda não conquistou um título mundial. Foram vice-campeões em 1974, 1978 e 2010.

Mesmo não conseguindo o título maior, a Holanda sempre busca se aperfeiçoar. E isto se reflete na conservação ambiental. Nos Países Baixos, em torno de 550.000 hectares, aproximadamente 12% da superfície territorial, são protegidas. São 2.411 áreas naturais sob alguma espécie de proteção, que incluem 20 parques nacionais e 60 reservas florestais. A proteção da natureza influencia o conteúdo e orientação das políticas nacionais, que contam com a participação de inúmeras organizações no seu desenvolvimento e de legislação sobre conservação. Desde 1961, o Código Florestal garante manejo florestal sustentável. A Lei de Conservação da Natureza regula a proteção de áreas e a Lei de Flora e Fauna a proteção das espécies.

O país tenta integrar as três existentes leis sob uma única que se chamaria Lei da Natureza. Ao mesmo tempo, através de sua Rede Ecológica Nacional (EHS), introduzida na década de 1990, objetiva expandir suas área protegidas, até 2020, a 728.500 hectares (cerca de 17,5% da Holanda).

Os dois parques mais antigos, o Parque Nacional De Hoge Veluwe e o Parque Nacional Veluwezoom, foram fundados pela iniciativa privada na região Gelderland. O primeiro deles, Veluwezoom, foi criado em 1930. A área de 5.000 hectares é bastante elevada, com longas cadeias de morros cobertos por bosques, charnecas e dunas de areia. Também é lar de diversas espécies de plantas e animais, incluindo veados, javalis, texugos e répteis. A área é uma importante área de reprodução para muitos aves.

Em 1935 seguiu o De Hoge Veluwe, atualmente com 5.400 hectares. A paisagem é de solos secos arenosos, bosques, charnecas, dunas de areia e antigos assentamentos agrícolas. Veados-vermelhos, muflões e javalis são comuns no parque. Diferente dos demais parques nacionais holandeses, que podem ser visitados de forma gratuita e subsistem de subsídios governamentais, o acesso ao Hoge Veluwe é pago. O parque é administrado por uma fundação privada e a receita dos bilhetes de entrada é usada para a manutenção e gerência.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Holanda.

Parque Nacional Zuid-Kennemerland
Parque Nacional Zuid-Kennemerland

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

Leia também

Notícias
21 de janeiro de 2022

Em discurso de pré-candidatura, Ciro Gomes defende economia de baixo carbono

Durante a Convenção Nacional do PDT, o pré-candidato diz que a pauta ambiental é um instrumento de proteção dos ecossistemas e uma oportunidade de investimento

Análises
21 de janeiro de 2022

O Agro quer seguro rural, mas precisa mesmo é do Código Florestal

Sem cumprir as leis ambientais e sofrendo com mudanças climáticas, lideranças do Agro se mobilizam para ampliar o seguro rural com dinheiro público. Rios e florestas seguem em agonia. Moro já aderiu

Reportagens
21 de janeiro de 2022

Brasil registra recorde de extremos de chuva no início do verão

Entre 1º e 31 de dezembro de 2021, a equipe técnica do Cemaden emitiu 516 alertas de risco de desastres, como deslizamentos, inundações e enxurradas, para os 1.058 municípios monitorados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta