A “Celeste Olímpica” – apelido que vem do azul celeste de suas camisas e das duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris (1924) e Amsterdã (1928) – foi a primeira campeã mundial de futebol da FIFA. O título foi obtido quando sediou o torneio inicial, em 1930. O bicampeonato foi conquistado em 1950, no Brasil, ao vencer os anfitriões por 2 a 1, em pleno Maracanã.
Além dos títulos supracitados, a Celeste também é detentora do único Mundialito realizado pela FIFA (1981), dona de 15 Copas América e da medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 1983. Conhecida por sua garra quando falta a técnica, o Uruguai estreou na Copa de 2014 sendo derrotado pela surpreendente Costa Rica, mas se recuperou ao vencer Inglaterra e Itália. Abalada pelo caso Suárez – quando o atacante charrúa mordeu o zagueiro italiano Chiellini, sendo banido da competição -, a Celeste foi eliminada pela seleção colombiana nas oitavas de final.
O país do “Fantasma de 50” também acumula conquistas na área de proteção de direitos individuais, como a legalização do aborto e do uso da maconha. No campo das áreas protegidas ainda capenga.
O país tem apenas 25 áreas protegidas, que somadas não chegam a 1% do território nacional (0,26%, para ser exato).
O Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Uruguai, instituído pela Lei n º 17,234 de 22 de Fevereiro 2001, conta com apenas 10 áreas protegidas inseridas no Sistema.
Uma dessas áreas é o Parque Nacional de Santa Teresa, cuja área de visitação tem um pouco de tudo: praias, jardim de inverno, invernáculo, fortaleza, museu, área de lazer e de camping, mini zoológico e imensa área reflorestada. São 3 mil hectares de área protegida, que abrange 60 km de trilhas e estradas que levam o visitante a todos os atrativos dentro do parque. O parque fica no departamento de Rocha e é administrado pelo Exército Uruguaio.
No mesmo departamento de Rocha se localiza outro parque nacional do Uruguai, o Parque Nacional Cabo Polonio, que protege três pequenas ilhas ao longo da sua costa: as ilhas de Torres (Ilha Rasa, Ilha Encantada e o ilhéu). Reside neste parque uma importante reserva de leões-marinhos, que pode ser vista a partir da costa ou do farol de Cabo Polonio, uma das atrações do local.
Referência para os marinheiros, o farol foi construído em 1881. A luz do farol atinge 21,80 milhas. Em 1976 o farol foi declarado monumento histórico. Em 20 de julho de 2009, a área que abrange o farol Cabo Polonio e o marinho de 5 milhas marítimas foi declarada parque nacional.
Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação do Uruguai.
Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.
Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°
Leia também
Superando as previsões, desmatamento no Cerrado tem queda de 25,7%
Foram suprimidos 8.173 km² do bioma entre agosto de 2023 e julho de 2024, contra 11 mil km² destruídos no período anterior. Governo anuncia “Pacto pelo Cerrado” →
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% e atinge menor valor em nove anos
Entre agosto de 2023 e julho de 2024, foram perdidos 6,2 mil km² de floresta. Organizações comemoram, mas defendem que Brasil pode e deve fazer mais →
O que esperar da administração Trump na agenda climática
Saída do Acordo de Paris, incentivo maciço em fósseis, revogação de normas ambientais e corte de financiamento em ações de combate à crise climática são algumas das promessas →