Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra

Berço do nosso amado futebol, se falarmos de belezas naturais e Parques Nacionais os ingleses também são bons de bola.

Redação ((o))eco ·
24 de junho de 2014 · 10 anos atrás

A Inglaterra já foi o império onde o sol nunca se punha e continua terra de monarcas, embora o papel da rainha hoje seja apenas institucional e as decisões do reino delegadas ao parlamento. O país também é nada menos do que o berço do football, que, aportuguesado, virou o nosso amado futebol. O esporte na sua versão moderna surgiu em terras britânicas no já longínquo ano de 1863, quando foi criada a Football Association, e em 1872, Escócia e Inglaterra disputaram o primeiro jogo entre seleções nacionais. Mal sabiam que o esporte ganharia o mundo, e que o maior vencedor de Copas do Mundo viria a ser o Brasil.

Mas os ingleses continuaram bons de bola. Já participaram de 16 Copas do Mundo (só não se classificaram para 3 eventos) e venceram a Copa de 1966, disputada na própria Inglaterra.

Mas se falarmos de belezas naturais e Parques Nacionais os ingleses também são bons de bola. O país tem 10 Parques Nacionais, que cobrem 1,2 milhões de hectares ou 9% do território nacional. Nada mau para uma ilha. Os chamados Sítios de Interesse Científico Especial – área ricas em vida selvagem e/ou sítios geológicos – compõem uma de suas categorias de áreas protegidas. Existem 4.100 áreas protegidas como essas que juntas chegam a 8% da área total do país. A soma total de áreas protegidas da Inglaterra toma 28% do território. É número para ir a final de campeonato.

Estabelecido em 1951, o Parque Nacional de Lake District fica no noroeste do país e é o mais visitado da Inglaterra, com mais de 15 milhões de visitantes por ano. Tem 229 mil hectares de terras montanhosas entremeadas de lagos e florestas. Abriga os mais altos picos da Inglaterra, que atingem cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. É lar de espécies raras de aves como águias douradas (Aquila chrysaetos). Outra jóia da rainha é o Parque Nacional de Dartmoor, no sul da Inglaterra, também criado em 1951 e com uma área de 95 mil hectares. É uma área pedregosa que abriga espécies como raposas, lontras, coelhos e lebres, arminhos e veados.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Inglaterra.

Parque Nacional de Lake District
Parque Nacional de Lake District

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

Leia também

Reportagens
30 de abril de 2024

Ambientalistas acusam multinacional japonesa de lobby contra a criação do Parna do Albardão

A denúncia foi levada ao MPF no Rio Grande do Sul com pedido de providências. Empresa de energias renováveis nega acusações e afirma não ser contra a proteção ambiental da área

Notícias
30 de abril de 2024

Plásticos são encontrados em corpos de botos-cinzas mortos

Estudo identifica microplásticos em todas as doze amostras de botos-cinzas mortos encontrados no Espírito Santo. Um resíduo de 19,22 cm foi retirado de um deles

Reportagens
30 de abril de 2024

Para salvar baleias, socorristas de México e EUA arriscam a própria vida

Registros de baleias presas em equipamentos de pesca estão crescendo na costa oeste do México, no Atlântico Norte e no resto do mundo — assim como os esforços para libertá-las

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.