Reportagens

Apaixonados por hidrelétricas

Graças à proliferação de lagos artificiais Brasil afora, nossa população de biguás está se multiplicando. Se depender de Dilma Roussef, em breve ele se tornará uma ave nacional.

Gabriela Machado André ·
5 de setembro de 2007 · 17 anos atrás

Para confirmar a teoria da seleção natural de Darwin, um bom exemplo são os biguás. A população desses pássaros de penugem preta está crescendo graças a dois motivos de origem antrópica: a construção de hidrelétricas e a poluição dos rios. Naturais do Brasil, eles também são encontrados do Sul dos Estados Unidos ao Norte da Argentina, e a adaptabilidade da espécie se estende ao fato de estarem aninhando excepcionalmente em uma ilha, na costa carioca.

De Agosto a Abril os Phalacrocorax brasilianus, migram em bandos de 60 a 100 indivíduos em formação de “V”- figura que poderá familiarizar os biguás aos mais atentos nos céus. Fora da atmosfera, os locais escolhidos para o longo período de reprodução são rios e grandes lagos. Contrariando as pressões negativas geradas pela ação do homem, os biguás são beneficiados com o elevado número de hidrelétricas em operação no Brasil. O ornitólogo José Fernando Pacheco explica como um habitat ideal é criado para a ave, em conseqüência da taxa de 86% da energia do país, gerada pela força das águas:

– No passado o biguá dependia de pescar seu alimento em remansos, pois apesar de ter nadadeiras para perseguir o peixe, evita rios encachoeirados ou muito rasos. Com o surgimento das represas, ele ganhou áreas novas para caçar, com menos competidores, diz Pacheco. A explicação para a menor disputa no habitat alterado, se justifica pelo fim da colonização de aves que dependem de águas rasas.

De acordo com o ornitólogo, após a construção de uma hidrelétrica é possível que o número de espécies originais da comunidade aquática local, diminua de trezentas, por exemplo, para até quatro ou cinco. Para citar um exemplo, o Pantanal é uma região rica em espécies de aves pois abriga uma bacia hidrográfica com variadas profundidades. “Um ambiente em bom estado de conservação abriga biodiversidade, e não um número enorme de uma só espécie. Nesse caso, alguma coisa está errada”, diz.

Quanto a essa desproporção de espécies, o biguá é o protagonista bem-sucedido da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. O fator que determinou a seleção de espécies promissoras no lugar – e propiciou moradia para milhares de novos biguás – foi justamente, a poluição. Resíduos poluentes despejados por no mínimo 50 indústrias à beira da Baía, diminuíram a quantidade de botos e biguás-tingas – espécie mais “exigente” de biguá – e consequentemente a concorrência por alimentos no ecossistema.

Os cariocas podem ainda constatar a predominância dos “corvos marinhos”, como também são chamados, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca. Nesse último local, o “boom” de urbanização em meados da década de 70, serviu de estímulo para que a ave procurasse um novo local de reprodução – ocasionando a colonização das Ilhas Tijucas, a 4 km da costa do bairro. Segundo Pacheco, essa é a única ocorrência no litoral do Brasil, de biguás aninhando em uma ilha. Um caso similar é visto apenas na Patagônia.

Ao adotar a cercania marítima para aninhar, a colônia – experimental – de biguás ganhou vizinhos diferentes em tamanho e constituição física. Os tesourões, gaivotas e atobás presentes nas ilhas caçam seus alimentos no mar, mas para isso possuem no bico uma glândula que expele o excesso de salinidade do organismo. Os biguás, por manterem a fisiologia adequada para águas doces, não possuem a glândula de sal: a solução da colônia foi continuar pescando no Canal de Marapendi.

Nessa dependência, uma alternativa aceita com sucesso pelo pássaro foi alimentar-se de tilápias. O peixe africano não existia na cidade há 50 anos e foi trazido do Rio Nilo ao Nordeste na década de 30 durante a construção de grandes açudes para o combate a fome. Se levado em conta que nessa época anterior nem mesmo os paredões de prédios na Avenida Sernambetiba estavam ali, as gerações de biguás “pós-urbanização”, aguçaram também suas técnicas de vôo.

Área de instabilidade

Há 20 anos piloto de ultraleves no Clube da Aeronáutica na Barra, o comandante J.Carlos afirma já ter visto biguás atrapalhados com as correntes de vento durante vôos sobre a orla. “Quando os ventos, especialmente o Norte ou terral, batem na barreira de prédios, formam um rotor e giram em um novo sentido circular. Já vi biguás que deviam estar chegando da ilha, com dificuldades de passar por essa área de instabilidade”.

A constatação dos “redemoinhos” de vento na orla da Barra poderia representar um percalço a mais para os biguás – considerados pelo ornitólogo Pacheco como “maus voadores”. Geralmente as aves que caçam em vôo são mais habilidosas pois pesam pouco e utilizam o vento a favor. Mas no caso dos biguás, a falta de perícia é também justificada pelo subdesenvolvimento da chamada glândula uropigeana. O artifício controla a impermeabilização de penas nos pássaros que necessitam entrar na água. Pacheco explica melhor a relação:

“Os biguás demoram para ganhar altitude por causa dessa carência de impermeabilidade. Mesmo se não tivessem os prédios e apenas o vento, eles se atrapalhariam, diz. Mas reafirmando a capacidade de adequação dos pássaros, constata: “Só não creio que essas interferências, na configuração que estiverem, possam impedir eles de seguirem suas rotas”. A considerar as recentes diretrizes do governo federal – de construir cada vez mais lagos para hidrelétricas, a rota de prosperidade dos biguás em breve vai cintilar nas bacias hidrográficas da Amazônia.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.